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Uma vez que abrimos a sugestão do fornecedor indicativo nos
insumos dos projetos, tendo como padrão este novo recurso,
criamos uma aba em projetos denominada "Comprar" com o
objetivo de facilitar a criação das cotações das compras previstas.
Adicionamos alguns filtros que irão facilitar as especificações,
por exemplo, data prevista de utilização, fases que devem ser
consideradas na análise e até mesmo um filtro de um único
fornecedor. Esta análise não irá adicionar insumos que já estejam
sendo consumidos, isto é, que já estejam com alguma quantidade
realizada indicada (isso é alimentado pelos Apontamentos - RCC).
A criação das cotações será agrupada por fornecedor, sendo que
os insumos que não apresentem a sugestão do fornecedor serão
criados em cotações individuais.
Os Projetos apresentam todas as previsões de insumos, serviços e
equipamentos alocados. No caso dos insumos, como padrão, estes
eram supostamente obtidos do módulo de materiais.
Entretanto, projetos especiais podem requerer fornecedores especiais.
Visando controlar estes objetivos dentro do sistema, em Insumos
abaixo das fases, permitimos a indicação de uma sugestão de um
fornecedor (facultativo). Este fornecedor poderá receber cotações
ou pedidos automáticos, de acordo com sua regra de negócios atual.
Este recurso apenas deixa mais clara a possível estrutura cadastral
de um projeto em relação a uma empresa pai. Se o patrocinador de
um projeto estiver ligado a uma empresa pai, o nome fantasia desta
empresa pai sairá informado ao lado do nome da Empresa Patrocinadora.
Isto permite uma melhor visualização de que tais e tais projetos são
ligados a um certo cliente master, normalmente, o principal gestor
os projetos filhos.
O Controle de Materiais apresenta um recurso interessante que é
a apresentação dos materiais em mais de uma unidade. Isso permite
controle de estoque pela unidade mais adequada, além de possibilitar
outras N conversões na prática.
O padrão do sistema era apresentar a contagem de unidades secundárias
ou de produção em relação à unidade principal. Em alguns casos,
essa relação chega a ser menos intuitiva do que a relação inversa, por
exemplo, devido a casas decimais. Para deixar mais transparente esta
relação, apenas em na tela de materiais, adicionamos mais dois elementos
que são o inverso das relações. Uma vez digitado 1 deles, o outro é
recalculado e é sempre apresentado corretamente.
O único objetivo deste novo recurso foi deixar mais transparente o
cadastro e controle das relações das unidades.
Uma emissão fiscal (entrada ou saída) pode estar associada a um
contrato cadastralmente previsto. Esta associação pode, inclusive,
facilitar o controle de um saldo a ser pagou ou recebido.
Para facilitar este controle, adicionamos nas Classificações Fiscais
das Operações, uma opção de Contrato Obrigatório. As CFOPs
que estiverem com esta opção marcada irão exigir que o contrato
seja indicado na aba "Duplicatas".
O Correio Eletrônico empresarial do Aics permite integrar todas as
mensagens num único local e integrado aos módulos do AICS. Nesta
atualização do sistema, permitimos que certas pastas do Correio sejam
visíveis apenas para determinados logins.
Isto é, acesse controle de direitos, ative a tabela MAILMESSAGES e
dê um duplo clique nos usuários. Na lista de pasta do Correio (apenas
as pastas criadas podem ser personalizadas, as nativas não), basta
ligar as que o referido usuário tem acesso.
Isso vale para logins do tipo usuário também, baseado em direitos por
grupos.
Alteramos a aplicação do Filtro de Fornecedores com a opção "Aplicar em movimentos" ligada. Nesta versão do sistema, o filtro será aplicado APENAS em movimentações e não mais no cadastro dos materiais E nos movimentos. Esta alteração visa deixar o resultado do filtro mais exato de acordo com o comportamento esperado.
Sendo o cadastro do AICS uma central de consulta a diversos dados
dos clientes em geral, a aba estatísticas apresentava informações globais
sobre o cadastro apontado, independentemente dos direitos atribuídos
ao usuário logado.
Nesta atualização do sistema, caso existam restrições de visibilidade dos
dados dos pedidos, fiscais ou mesmo financeiros; por local, esta restrição
será aplicada também a estas estatísticas. Isto é, um usuário com restrições
de visibilidade analisará os dados de acordo com essa restrição.
Caso ocorram discrepências entre as análises estatísticas de usuários distintos,
consulte os direitos de visualizar estas informações em seus respectivos
conjunto de direitos e corrija, se desejado.
Tanto no Comercial quanto em Assistência Técnica, adicionamos
uma opção de prioridade do processo. Isto poderá ser utilizado para
auxiliar no processamento dos pedidos comerciais ou mesmo das
manutenções definidas no módulo de Assistência.
A prioridade vai de 0 (máxima) a 10 (mínima) e inicia em 5 como
padrão. Você poderá utilizar o campo PRIORIDADE adicionado
às tabelas do Comercial e Assistência para ordenar ou mesmo
filtrar seus relatórios. Poderá também utilizar esta informação sem
suas regras específicas locais.
Um dos recursos mais interessantes do Centro de Informações
do AICS é a criação automática de telas. Nesta criação, como padrão,
o sistema define uma largura dos campos que seja de acordo com
a barra de botões. Este comportamente, entretanto, pode não gerar
o melhor aproveitamento de monitores de alta resolução.
Nesta atualização do sistema, adicionamos na aba Opções do Centro
de informações, a nova opção Máxima largura. Como padrão, fica
desligada e o sistema se comporta da maneira anterior. Ainda, como
a opção se ativa apenas se ligada, as implementações anteriores não
sofrem modificações.