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O BF AICS foi expandido para permitir editar uma Engenharia durante
um processo comercial. Alguns objetivos que podem ser alcançados com
este novo recurso são:
- Alteração de componentes para uma determinada venda;
- Troca de componentes de acordo com o pedido;
- Simulação imediata de parâmetros de otimização de tempos e
materiais sem a necessidade de criar OPs ou novas engenharias;
- Possibilidade de criar produtos mais genéricos e que sofram
personalização no momento da venda.
Alguns exemplos deste novo recurso são:
- Equipamentos com componentes especiais;
- Cálculo de engenharias químicas e alimentícias;
- Cálculo gráfico preciso.
Importante destacar que este novo recurso está associado
simplesmente ao módulo Produção do AICS e nenhum custo
adicional existirá para a utilização deste novo recurso.
Operacionalmente, o recurso está associado aos itens de venda
bastando clicar com o botão direito sobre o item da grade e
selecionar "Engenharia...". Se este menu não estiver disponível,
sua base simplesmente não tem a licença do módulo Produção.
Se o item indicado tiver associação com materiais, uma Engenharia
específica será aberta. Esta estará preenchida com a engenharia
padrão ou poderá estar vazia se ausente (esta última situação é
pouco recomendada). Ao fechar o pedido, você poderá gerar as
OPs específicas expandindo as suas regras em seu banco de dados.
Seguindo a mesma linha da integração entre o Relacionamento
com Clientes e o Correio Eletrônico do AICS, agora oferecemos
a integração do Correio com o módulo Comercial e de
Assistência Técnica.
Para isso, no Correio Eletrônico, clique com o botão direito sobre
uma mensagem e selecione "Elaborar Orçamento Comercial".
O Comercial será ativado. Ao clicar em Novo, o AICS irá perguntar
se deseja utilizar a mensagem ativa como fonte e procederá a:
- Carregamento dos dados do cliente
- Associação da mensagem no pedido, permitindo visualizá-la
num único clique (mesmo ícone de carta com @ do RCC)
É claro que este recurso vale apenas para mensagens que estejam
associadas ao Cadastro, que é uma característica marcante do
Correio Eletrônico do AICS.
Os ganhos do módulo Correio Eletrônico estão maiores do que
nunca! Aos clientes ativos, continua a promoção do módulo sem
custo para os Cadastros licenciados.
O módulo Comercial e de Assistência Técnica criam NFs
automaticamente, mas sob certos critérios. Um destes é a
não repetição de itens já faturados. Devido a isso, muito mais
em casos de Assistência, pode ocorrer de um pedido simplesmente
não gerar NFs.
Neste caso, ocorria uma mensagem de erro da transação, controlada
pelo sistema, mas que causava confusões. Nesta atualização do
sistema, esta mensagem passa a ser mais amigável explicando o
motivo da NF não ser gerada.
O módulo Controles Fiscais permite associar uma NF a outra
visando indicar devoluções. No AICS, como padrão, ele irá
diminuir a quantidade realizada do pedido original em função
das devoluções.
Entretanto, para algumas análises comerciais, a diminuição da
quantidade realizada do pedido pode não ser adequada. Objetivando
melhorar análises comerciais, criamos um recurso de indicação
de Pedido de Devolução, como se fosse um pedido negativo.
O procedimento é: abre-se um novo pedido, clica-se em [? Dev]
(novo botão) que irá pesquisar os pedidos anteriores. Uma vez
selecionado, todos os dados serão carregados e bastará eliminar
deixando apenas os itens devolvidos.
Ao gravar, por padrão, pedidos de devolução não movimentam
materiais e nem geram financeiro. Isso precisa ser indicado na
regra de negócios de cada situação específica.
Ainda, os relatórios e análises agora poderão ser filtradas com
uma nova opção de 3 estados Devolução. O padrão é não, isto é,
não enxergar os movimentos que tenham devolução. Esses
movimentos, qdo ativos, irão contribuir negativamente em todas
as análises e relatórios. Além disso, uma NF gerada por um Pedido
de Devolução passa a ter o fluxo de entrada como padrão.
Adicionamos um recurso no módulo Comercial, quando operado com impressora fiscal acoplada, que diminui e muito o trabalho de emissão dos cupons quando um orçamento existir. O módulo Comercial em "Modo Caixa", quando editar um pedido sem cupom, irá permitir emitir o cupom na hora com todos os dados previstos e, ainda, continuar a emissão adicionando novos itens. Isto elimina grande trabalho de reentrada de dados e já deixa registrada toda a transação pré-realizada pelo atendimento comercial.
O AICS já possuía o recurso de interface com impressoras fiscais
através da publicação de rotinas de acesso a DLL genéricas. Estas
rotinas permitiam muita liberdade na criação dos procedimentos
com estas impressoras, especialmente as fabricadas pela Bematech.
Nesta atualização do sistema, o AICS poderá interfacear, sem rotinas
do usuário, com impressoras Bematech compatíveis com a DLL de
alto nível fornecida, a partir do módulo Comercial.
Se, na estação do AICS, houver a DLL instalada, na entrada do sistema
será indicado o sufixo PDV. No módulo comercial, bastará ativar este
modo a partir do menu Arquivo, Caixa, Ativar.
Uma vez ativo, a tela será reconfigurada e seguirá o procedimento
de atendimento já padronizado no mercado. Resumidamente, o AICS
irá cair na pesquisa do cliente, aceitando CNPJ, CPF ou pesquisa
pela base do sistema. Ainda, poderá pesquisar online na base colaborativa
já cadastrando os dados não presentes na base de dados local.
Após isso, o cupom será aberto e a venda iniciada. Para melhorar a
apresentação e facilitar a venda, o AICS irá aceitar definir a quantidade
APÓS a inclusão do item, isto é, o item será enviado fechado para a
impressora fiscal. Isso diminui a quantidade de linhas unitárias que
ocorre em alguns outros sistemas.
No fechamento, sempre com atalho fixo em F12, poderá definir
descontos e modos de pagamento. Ao final, o AICS apresenta as
opções de pagamento e envia todas as informações ao Cupom e
o finaliza. Internamente, o AICS irá associar um dado registro ao
Nr do cupom gerado e ao número serial da impressora utilizada.
Para utilizar este novo recurso, basta ter licenças do módulo
Comercial.
Todas as rotinas são possíveis para ajustar os itens nos Pedidos Comerciais do
AICS, entretanto, a rotina de fechamento, que forma o preço final, utiliza os
campos padrões para isso. Se a regra da empresa for para permitir, além dos
dados possíveis, um outro modo de preço final, criamos a seguinte rotina
call_backl (chamada pelo AICS):
Function AICS_OrderPrice(Codigo,Netcod:String):double
Que deve retornar o preço final do pedido na regra que melhor lhe convier.
No fechamento do pedido comercial, existe o desconto global, que era
enviado ao financeiro como padrão. Entretanto, isso atrapalha a análise
de descontos unicamente financeiros. Logo, o Comercial e Assistência
não mais informam no financeiro o desconto aplicado e geram o valor
final.
No módulo de origem já existe este desconto destacado e as análises
podem ser feitos por ele.
Uma regra que estava se repetindo muito era a criação de Agenciador
ou Distribuidor/Representante para cada venda. Isto é, o cliente
final era representado por um terceiro que participa ativamente da
negociação.
Este terceiro pode ser remunerado pelo cliente final ou pela empresa
que oferece o produto/serviço.
Para alcançar este objetivo, adicionamos uma aba ao Comercial e
Assistência Técnica que permitem identificar este terceiro. Além
disso, no fechamento, adicionamos a opção de faturar contra este
terceiro ainda com o valor líquido (valor final do pedido) ou bruto
(valor final do pedido sem o desconto global).
Caso sua regra local tenha este tipo de controle e queira migrar
para o nativo do AICS, basta popular as colunas COD_AGE e
NETAGE que são as novas colunas com os dados do terceiro.
No Comercial e Assistência Técnica, como padrão, o AICS passa a
carregar as definições do Centro de Informações, isto permite maior
flexibilidade, principalmente em bancos de dados distintos.
Entretanto, se a base de dados antiga estiver com colunas com definições
incorretas, pode ocorrer erros de tipos inválidos ao abrir a tela. Basta
corrigir as colunas que deram erro e abrir normalmente os módulos.