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Este alerta visa satisfazer a necessidade de alerta imediato aos
gestores da empresa em relação aos pedidos de aprovação.
Como isso funciona: em diversos locais do sistema existem
direitos que podem não existir no momento em que o usuário
necessitar, entretanto, outros usuários poderiam permitir uma
determinada operação a estes sem o respectivo direito.
Portanto, o usuário sem o direito irá requisitar uma aprovação
para a operação sem direitos. As estações nas quais os usuários
gestores puderem confirmar esses pedidos serão alertadas por
mensagens popup, semelhantes às mensagens já disponíveis
no Correio Eletrônico do Aics. Assim que as aprovações sejam
ou não concedidas, as mensagens popup cessarão de aparecer.
Os gestores aprovam normalmente no menu Aprovações do
AICS Explorer.
Essa nova característica, já presente na versão AicsX, permite
que o cliente aguarde o retorno da comunicação com o servidor
quando interrompida por qualquer motivo.
Como a versão AicsT é a mais genérica possível, inclusive sendo
muito utilizada via internet, este novo recurso deixa o trabalho
muito mais consistente com a possibilidade de falhas. Quando
ocorrer uma falha de conexão, pode ser que o usuário receba
uma mensagem de erro (inclusive, é preferível que receba para
saber o que está ocorrendo). Entretanto, o sistema ficará "parado"
aguardando que a conexão retorne. Após o retorno, continuará
do ponto em que parou.
Desta forma, quando o sistema for utilizado à distância, agora
passamos a indicar o uso do AicsT, mesmo quando o acesso
pelo Aics convencional for o indicado em redes locais.
Devido ao possível alcance mundial do uso do AICS na gestão das
informações empresariais, adicionamos uma restrição de login
vinculada aos usuários por computadores.
Basicamente, será possível definir para cada usuário ou grupo, na
tela de direitos, se poderá acessar o sistema de outros computadores.
Importante que este novo recurso é opcional. Se um usuário não
tiver a quais equipamentos o seu login pode ser feito, nada se altera,
isto é, ele continua tendo direito de abrir o sistema de qualquer
equipamento, dentro ou fora da empresa sempre sujeito às políticas
de firewall da empresa, é claro.
Por outro lado, nada impede que certos usuários tenham restrições
e outros não tenham. O cadastramento dos computadores é automático
após ser efetuado um login automático. Para evitar clonagem de nomes
de equipamentos, o sistema irá controlar domínio e nome do computador
ao mesmo tempo.
Apenas o Supervisor pode se logar em qualquer equipamento e somente
ele pode definir a quais equipamentos os usuários terão direito de acesso.
O procedimento é simples, na tela de Controle de Direitos, dando um
duplo clique no usuário, aparecerá a lista de computadores. Bastará dar
duplo clique naqueles que o usuário poderá utilizar. Se o equipamento
desejado não estiver na lista, basta o usuário tentar efetuar o logon no
referido equipamento que ele será cadastrado automaticamente.
A barra de botões do AICS é uma de suas características mais
marcantes: traz simplicidade e padronização, ponto para o usuário.
Nesta atualização do sistema, permitimos a inclusão de um logotipo
da empresa (ou qualquer imagem que traduza a característica visual)
em toda as telas do sistema numa imagem na barra de botões
alinhada à direita.
Para alterar o logotipo, entre na configuração Geral, opção
Vendas/Avançado, localize a Aba logotipo (é a última). No centro
da tela, dê um duplo clique e localize a imagem desejada. Pode
ser uma imagem bitmap ou vetorial do tipo wmf. O segundo
formato (em wmf) pode gerar um resultado visual melhor.
Um dos fortes do AICS é a integração com outros sistemas
e formatos. A exportação para Excel ocorre diretamente nos
menus de impressão do sistema e, após o relatório impresso,
também na exportação dos relatórios.
Esta última exportação gera somente as informações impressas,
porém, em um formato pouco adequado a fazer cálculos. A
primeira exportação, em contrapartida, exporta todos os dados
marcados como para impressão no Centro de Informações,
tendo sido ou não impressos no layout.
Nesta atualização do sistema, criamos um recurso entre estes dois
extremos. Na opção de exportação para Excel do relatórios pós-
impressão, adicionamos a opção de exportar apenas os dados,
isto é, apenas os dados que foram impressos serão exportados
em modo numérico e textual, podendo ser aplicados em cálculos
imediatamente. Além disso, esta opção será sensível ao layout,
isto é, se o layout adicionar ou retirar informações, estas mesmas
informações serão adicionadas ou retiradas da exportação para
Excel!
O AICS foi incrementado há meses atrás com o recurso de
memorizar os direitos do usuário logado. Este recurso diminui
muitos micro acessos ao servidor de dados e, como é uma
configuração geral, não impacta em nível de segurança.
Entretanto, apenas na entrada, ocorre o carregamento dos
direitos. Em algumas instalações, devido ao tempo de SQL,
este tempo estava sendo significativo, mesmo ocorrendo apenas
na entrada do sistema.
Na versão mais recente, alteramos a expressão enviada ao
servidor diminuindo sensivelmente (em alguns casos, mais
de 100x mais rápido) esta consulta. O ganho é de performance
e maior agilidade, sem perda alguma de segurança ou recursos.
Basta atualizar e manter a opção Memorizar direitos ligada da
Configuração Geral, nenhuma ação adicional é necessária.
Devido a alguns projetos digitais, a Byte Factory está
adicionando recursos de assinaturas digitais ao AICS.
Inicialmente, os documentos gerados em PDF poderão ser
assinados na mesma hora.
Os certificados podem ter 2 origens: arquivos de certificados
que serão importados ao banco de dados e certificados
instalados no sistema operacional. Há diferença de uso em
ambos. Se o certificado ficar armazenado no banco de dados,
a cada ativação terá que ser digitada a senha do mesmo.
Se estiver instalado no sistema, bastará indicá-lo sem necessidade
de digitar senha em todas as ativações.
Entretanto, o certificado instalado no banco poderá ser utilizado
em qualquer estação do sistema, bastando ter a senha para isso.
O certificado instalado no sistema valerá apenas para aquela
estação, ou terá que ser instalado em todas as estações que fizerem
assinaturas digitais.
Para associar um certificado, utilize o menu Propriedades do Explorer
do AICS, minhas Opções e escolha Definir arquivo de certificado
para assinatura digital OU Selecionar um certificado deste ambiente.
O recurso de anexos a qualquer informação do AICS foi expandido
ainda mais. Agora, além do recente recurso de aceitar arrastar arquivos
do Explorer do Windows diretamente na janela que deseja anexar a
informação, quando a informação for uma planilha (XLS), ela poderá
ser visualizada sem a necessidade de um programa externo.
Isto é, acione Anexos pela barra de botões, dê um duplo clique no
ícone do anexo que seja uma planilha e ela será carregada na mesma
janela, podendo ser observada imediatamente. Não é necessário ter
qualquer versão do Microsoft Excel instalada. Entretanto, caso
ocorra algum problema de incompatibilidade, ainda é possível gravar
o anexo externamente e visualizá-lo de outra forma que julgar melhor.
Portanto, o visualizador de conteúdos passa a ter os seguintes recursos
atualmente: imagens são carregadas em baixa resolução, com duplo clique,
são carregadas em alta resolução. PDFs são carregados mostrando a página
principal em baixa resolução, duplo clique abre o PDF no visualizador
interno do AICS (sem necessidade do Adobe Acrobat). Planilhas XLS são
abertas diretamente sem necessidade do Microsoft Excel e na mesma
tela que foi chamada.
O AICS recebeu, recentemente, um novo poderoso recurso que
permite anexar arquivos, documentos e imagens a qualquer informação
do sistema e já integrado ao servidor de conteúdo do sistema.
Com isso, por exemplo, pode-se anexar imagens às fichas dos clientes,
imagens dos produtos de venda, documentos digitalizados, PDFs gerados
ou não pelo sistema etc.
A operação destas inserções é feita clicando-se com o botão direito sobre
a lista de anexos na parte inferior de todas as telas do sistem. É claro que
a opção "Anexos" (da barra de botões) deve estar ativa.
Nesta atualização do sistema, com os anexos ativos, você poderá arrastar
1 ou mais arquivos do Explorer do Windows para a tela que você deseja
armazenar. Pode ser até mesmo mais do que 1 arquivo ao mesmo tempo.
O arquivo será chamado para descrição, enviado ao servidor de conteúdo
e associado à informação atual. O ícone aparecerá em seguida para consulta.
O AICS já permite uma separação bem completa dos direitos em
locais diferentes, por exemplo, em relação à criação de ícones do
Explorer do AICS.
Entretanto, em modo de relatórios e mesmo em consulta de últimos
movimentos no Cadastro Geral, estas restrições não existiam. Por
exemplo, pode-se tirar relatórios de dados de diversos locais tendo
direito sobre apenas alguns. Isso não é problema na grande maioria
das aplicações, simplesmente porque toda a manipulação dos dados
se mantém restrita.
Na versão mais recente do sistema, adicionamos a restrição dos locais
à emissão dos relatórios e à consulta dos últimos movimentos.
Portanto, um usuário sem direito a determinados locais não conseguirá
nem imprimir e nem conciliar dados destas fontes. Esta alteração é
importante e, caso algum procedimento interno não possa ser executado,
permita IMPRIMIR e VISUALIZAR nos locais aos quais o acesso
esteja agora bloqueado.