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No Comercial e Assistência Técnica, como padrão, o AICS passa a
carregar as definições do Centro de Informações, isto permite maior
flexibilidade, principalmente em bancos de dados distintos.
Entretanto, se a base de dados antiga estiver com colunas com definições
incorretas, pode ocorrer erros de tipos inválidos ao abrir a tela. Basta
corrigir as colunas que deram erro e abrir normalmente os módulos.
Os módulos do Aics são, na sua maioria, multi-locais. Isso permite
analisar dados de múltiplas fontes ao mesmo tempo. Entretanto, como
padrão, a opção de locais sempre vinha em branco, isto é, os relatórios
emitidos valiam para todos os locais.
Como medida de segurança de análise, quando cabível, as telas agora
abrirão com o local ativo selecionado, evitando impressões de locais
múltiplos indesejadas. É claro que basta desligar esta opção e
imprimir os dados de todos os locais ao mesmo tempo.
O servidor de imagens pode ser controlado pelo Gerenciador de Imagens do
menu Web do Explorer do Aics ou, genericamente, aceitar comandos de adição,
apagamento, baixa etc por script em qualquer local do sistema.
Com a expansão das capacidades de manipulação das imagens (em diversos
formatos, consulte nota anterior sobre isso ou no próprio site do Aics), esta
rotina que envia as imagens ao servidor pode ser ampliada.
Portanto, antes da imagem ser efetivamente enviada, ela é aberta pela rotina e
registra-se a real resolução (não do arquivo, que pode variar muito em função
do formato) da imagem. Além da data correta do arquivo ser também registrada.
Este tamanho da imagem pode ser pesquisado e observador pelo Gerenciador e,
quando ativada por pesquisas, também observador e pesquisado.
Sintoma encontrado: o conteúdo de colunas marcadas como RTF ficava
limpo sem uma razão específica. Este problema foi reproduzido com
clareza e ocorria quando uma sequência de editar e inserir (sem passar
pelo passo de gravação) ocorria.
Todas as versões do Aics foram atualizadas. Este problema é importante,
por exemplo, no uso da tabela de Conteúdos Multimídia.
Editando pela internet, este problema não ocorria.
Certas operações nas tabelas e telas do AICS podem requerer deixar campos
visíveis e invisíveis ou habilitados e desabilitados. Quando as telas são criadas
dinamicamente, a regra de localização dos objetos pode ser confusa para alguns
usuários.
Adicionamos um identificador no Centro de Informações para cada coluna. Na
aba Definição da Informação, opção ID do obj. Este é um campo texto que poderá
ser ativados, por enquanto, nas rotinas SetVisible e SetEnabled.
Portanto, estas funções foram ampliadas e seguem a seguinte regra: se for chamada
com um nome de objeto existente, opera como anteriormente. Senão, irá varrer
os objetos cujo ID seja o identificado, operando em todos os objetos ao mesmo
tempo.
Logo, este novo recurso melhora bastante a performance desta função quando
aplicada a N elementos ao mesmo tempo. Ainda, tira do código a necessidade de
listar N objetos passando a seguirem um parâmetro tipo texto que pode ser
facilmente editado pelos Supervisores.
Na integração do módulo de materiais com o de compras, o relatório
Itens a Comprar desempenha papel interessante permitindo uma análise
criteriosa do que deve-se ou não abrir cotações.
Uma coluna recentemente adicionada a este relatório é o consumo médio
por dia útil. Esta informação, junto com a posição do estoque, estoque
mínimo, lote de compra e prazo de entrega oferecem uma visão mais
completa do cenário.
Nesta nova versão do Aics, o filtro de datas que definem o cálculo do
consumo médio diário é a Data do Planejamento. Os filtros associados
aos movimentos passam a ser ativos. Por exemplo, podendo restringir
itens abaixo do mínimo e gerando relatórios mais simplificados e diretos.
Isso, no entanto, sem perder a análise de consumo diário no período
de planejamento.
Os Balanços periódicos do módulo Finanças permitem analisar, sobre
a estrutura do Plano de Contas Financeiro, suas evoluções dentro de um
período selecionado e agrupando:
- Mensal
- Semanal
- Diário
- Análise diária
Como padrão, as contas são expandidas até o máximo nível dos dados,
portanto, sendo bastante analítico. Com o filtro de níveis (ligando-se a
opção "Classif." no filtro de relatórios), pode-se definir o número de graus
(profundidade) que será emitido. 1 grau gera as primeiras contas, as
"cabeças". 2 graus gera a cabeça e as primeiras filhas e assim por diante.
O valor total, entretanto, dado pela soma das contas "cabeças" não se
altera com este filtro.
No processo de pesagem do módulo Manipulação de Fórmulas, permitimos
que a pesagem seja finalizada sem que todos os itens tenham sido pesados.
Esta configuração está no tipo de fórmula permitindo manter um rigor maior
em cada caso específico.
A Comanda de laboratório apresenta quantidades para pesagem de formulação
das receitas inseridas no módulo de Manipulação de Fórmulas. Entretanto, a densidade
dos materiais pode variar dentro do lote quando a mesma for processada. Logo, este
relatório passa a recalcular o QSP, massa total e percentuais no momento da emissão.
Ainda, esta rotina é "esperta": se o item emitido já tiver sido associado a um lote, a
densidade deste lote será utilizada para o cálculo final, senão será a densidade do lote
atual mais correto. Na ausência deste, aí sim utiliza a densidade da substância associada.
Ainda, localiza o lote pelo local de produção associado ao tipo de fórmula.
Resumidamente, o fluxo para cálculo da densidade segue as prioridades:
1. Densidade do lote indicado na produção (para reemissões, por exemplo)
2. Densidade do lote atual do local de produção da fórmula
3. Densidade da substância associada
Em materiais, temos um relatório muito útil na integração deste módulo com
o Compras. O relatório Itens a Comprar exibe a diferença entre o estoque mínimo,
que é sensível a local, em relação ao estoque atual e ainda com uma tolerância que
pode ser configurada no momento da emissão deste.
Entretanto, este relatório tinha como padrão emitir todos os itens ignorando alguns
filtros de movimentos, por exemplo. Agora, se aplicado o filtro de Abaixo do mínimo,
por exemplo, ele passa a oferecer uma lista simplificada e prática de Itens a Comprar.
Este relatório não exclui a análise da aba Sugestão de Compras, cujos recursos
incluem previsão de dispêndio por seleção individual e criação automática de
processos de compras.