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A versão mais recente do AICS agora apresenta uma ligação entre as
Compras, tanto Eventuais quanto de Materiais, com Projetos.
Isto é, será possível identificar compras específicas para cada projeto
e fase cadastrados no Controle de Projetos. Ainda, em Compras, será
possível identificar se a Compra terá o financeiro gerado contra seu
local ou não será gerado, quando a empresa Patrocinadora for a
responsável pelo pagamento da Compra.
Por favor, considere esta nota como altamente técnica.
O modelo de scripts do AICS isola rotinas para cada objeto instanciado,
isso permite que um ambiente seja montado para cada tela aberta do sistema,
o que gera segurança entre as regras para cada estrutura.
Entretanto, alguns problemas podem surgir desta característica, tais como:
- Alguns trechos de códigos são replicados em estruturas diferentes,
mesmo desempenhando a mesma função
- Grandes estruturas de objetos precisam ser montados na estrutura principal
para estarem disponíveis para execução a qualquer momento, mesmo que
nunca sejam executados
O primeiro item pode gerar uma complicação na gestão das regras e o
segundo pode gerar lentidão na entrada de algumas telas (máximo de 1
ou 2 segundos), porém, pode gerar maior ocupação de memória do que
o efetivamente necessário à sessão. Ainda, o item 2 pode gerar cópias de
objetos que poderiam ser únicos entre sessões abertas ao mesmo tempo.
Para resolver estes 2 problemas, criamos uma estrutura virtual denominada
STORED que poderá receber procedimentos completos na forma de "programa",
por exemplo, cada procedimento deverá ser completo e independente. Um
exemplo de um procedimento simples seria:
begin
Mostra('Este é um procedimento simples, '+webfields('nome'));
end.
Note que a rotina é completa e não tem visibilidade de qualquer outra
entidade que a executou, é um procedimento autônomo. Portanto, os
procedimentos criados sob a estrutura STORED devem ser chamados
com a nova rotina:
Function ExecStored(Event,Parameter:string):boolean
Por exemplo, poderíamos criar o procedimento acima num evento com
nome "Aviso", neste caso, a chamada em qualquer local do AICS do
procedimento acima e já com o parâmetro, seria simplesmente:
ExecStored('Aviso','nome=Manoel');
O interessante deste modelo é que não haverá cópias do mesmo
procedimento em execução simultânea, isso minimiza o gasto de
recursos do sistema e deixa os procedimentos mais rápidos.
A BF criou um novo recurso que permtie anexar conteúdos
a virtualmente qualquer informação do AICS. Por exemplo,
com este novo recurso você poderá:
- Anexar imagens aos Cadastros
- Anexar documentos aos Projetos
- Anexar imagens de documentos em Orçamentos
- Anexar documentos e/ou imagens até mesmo a mensagens
do próprio Correio Eletrônico do AICS
Ainda, QUALQUER INFORMAÇÃO criada na base do
AICS poderá receber anexos quaisquer para cada registro
de qualquer tabela presente ao sistema!
Para utilizar este novo recurso, é necessário:
- Uma licença do módulo internet para uso do ServAICS
- Atualizar o ServAICS para permitir múltiplos servidores
de conteúdo e aceitar conteúdos genéricos destas origens
- Atualizar o Configurador do AICS e configurar os locais dos
armazenamentos no servidor destes conteúdos
- Indicar na Configuração Geral do sistema o local do servidor
de conteúdos, normalmente, indicado o port 8090. Nesta
configuração geral, pode-se indicar a URL associada ao
servidor Web que pode estar sendo executado ao mesmo
tempo. Nesta configuração, a visualização das imagens será
em modo miniatura, controlada pelo servidor, e muito mais
rápida. Um exemplo de configuração seria:
www.meuservidor.com.br:8090/www.meuservidor.com.br
E, para ativar este recurso, em todas as telas do Sistema, basta
clicar no novo ícone de "Clipe", indicando os anexos. Na região
que se abre, clique com o botão direito para poder escolher
uma das operações: Capturar do Arquivo, Capturar de scanners,
Eliminar ou gravar o conteúdo externamente.
Executando um duplo clique no ícone do anexo, ele será aberto.
Importante: Este recurso segue os direitos sobre a tabela IMAGEDOC.
O módulo Controle de Projetos agora possui um nova
informação: o endereço no qual o projeto será desenvolvido.
Adicionamos facilitadores que permitem copiar o endereço
do patrocinador ou do agenciador, além do carregamento
automáticos dos dados bastando informar o CEP.
Adicionamos um novo recurso que permite baixar materiais
diretamente pela indicação dos consumos nos Apontamentos/RCC.
Isto é, quando o fluxo de trabalho se iniciar pela indicação dos
consumos neste momento, não mais será necessário criar mecanismos
de baixas ou fluxos auxiliares após esta atividades.
Para ativar a baixa pelos apontamentos, acesse a configuração geral,
aba Vendas/Avançado e ative a opção Apts de Baixar Estoque.
Com esta opção ativada, se não houver saldo no momento da
entrada do consumo, a gravação não será permitida. Ainda, o
número do movimento efetuado será armazenado na tabela
APONTIT na coluna IT_NUMES. Isso permitirá o usuário
criar análises associadas ao movimento de materiais e/ou processos
associados ao apontamento, como Ordens de Serviço, Projetos etc
Além disso, adicionamos mais um classificador dos movimentos
de materiais, Apontamentos/RCC, que será a padrão destas
origens. As Classificações de E/S são acessíveis pelo módulo de
Materiais, menu configurações.
A aba Insumos em Controle de Projetos permite associar
previsões de materiais a cada fase de um projeto, incluindo
valores e quantidades. Nesta atualização do sistema, adicionamos
valores realizados também nesta aba. A realização continua sendo
feita pelo apontamento dos insumos consumidos nas atividades,
entretanto, adicionamos a totalização destes valores nesta
tabela.
Importante destacar que itens associados que não tiverem
movimentações não terão preço, logo, não atualizarão os dados
realizados dos insumos dos projetos. Assim, faça a entrada dos
insumos corretamente antes de informá-los nos apontamentos.
Existem estados que exigem que o recolhimento do ICMS
Substituição ocorra antes da entrada dos produtos em sua
região, isto é, o fornecedor emite a NF, paga os impostos ao
Estado destino e, depois, envia-os ao destinatário. Este recebe
a NF sem o destaque do impostos, uma vez que o fornecedor
já o fez, porém, as duplicatas devem conter o valor da NF
acrescido do imposto recolhido antecipadamente e de uma cópia
do imposto já recolhido.
Para viabilizar e automatizar este recurso, adicionamos uma nova
opção na tabela de ICMS Substituição por produto (TABICMSUBS),
denominada APENASFIN. Por favor, atualize a definição desta
tabela no Centro de Informações.
Ainda, a tabela de itens de notas fiscais também foi alterada com
a criação da coluna NFP_BICMSBFIN, que representa a base
do ICMS Substituição apenas para ser acrescido no valor a pagar
do documento fiscal. Portanto, crie esta coluna pelo Centro de
Informações em sua base de dados ou apenas importe a definição
mais recente do repositório automático do BF AICS.
Um recurso muito útil do AICS é exportar e enviar os dados
por email imediatamente. O envio ocorre pelo sistema e o registro
do envio fica no log de eventos. Entretanto, o AICS agora dispõe
do módulo Correio Eletrônico e é muito mais interessante registrar
este envio na caixa postal do usuário logado!
O envio fica com todas as informações e até mesmo com o conteúdo
enviado na caixa de saída, resultado até melhor do que o próprio log
de eventos.
Para que este novo recurso funcione, o Correio Eletrônico deverá
estar ABERTO, isto é, a tela de mensagens deve estar visível. Caso
contrário, o AICS irá enviar as mensagens normalmente pelo envio do
sistema sem integração com a caixa postal do usuário logado.
Finalizando a generalização do servidor de imagens e conteúdos,
o ServAICS agora pode ser configurado para servir mais do que
uma pasta base e mais do que uma base de dados com registros
de imagens e conteúdos.
Para isso, a configuração deve ser feita orientada a banco de dados
informando, no novo configurador, os locais para as bases que
receberão os arquivos de conteúdos.
Por exemplo, na aba WebAICS estão todos os links para os arquivos
INI de configuração que são associadas aos sites servidos pelo
sistema. Nestes INIs, a linha de número 6 informa o nome do banco
de dados. Esta será a chave para especificar, no servidor de imagens,
o local de armazenamento dos conteúdos.
Caso mais do que um INI aponte para um mesmo banco de dados,
o primeiro será utilizado. O servidor de imagens deverá estar habilitado,
normalmente no port 8090, com as configurações padrões preenchidas
(que é a mesma base anterior). O ServAICS irá, no mesmo port,
atender a diversas requisições, mesmo de fontes distintas, da mesma
forma que um servidor Web o faz num port 80 convencional.
Para fazer uso deste recurso, o BF AICS deverá ser atualizado, bem
como o serviço ServAICS. No caso de acesso por versões anteriores
do AICS a um servidor de imagens novo, ele apenas irá se comportar
como um servidor de versão anterior operando na conexão padrão.
O configurador de serviços do ServAICS foi ampliado e algumas
funcionalidades melhoradas. Agora, pode-se selecionar várias
pastas do servidor de imagens para atender diversos bancos de
dados ao mesmo tempo.
Ainda, na seleção das pastas dos sites e dos caminhos para os
arquivos INI de configuração, o configurador irá abrir a lista de
diretórios para seleção.
Esta alteração visa permitir a nova versão do servidor de imagens
com atendimento a diversas bases e locais de armazenagem dos
conteúdos ao mesmo tempo.
O próprio servidor de "imagens" deverá ser chamado de servidor
de conteúdo. Atualmente, ele aceita armazenar até documentos em
PDF e exibe as imagens dos documentos como se fossem fotos.
O ServAICS já permite exibir imagens destes documentos podendo
especificar qual página deve ser "renderizada" e em qual resolução.