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Verificação da fidelidade entre código de barras dos materiais

11/12/2011 em Materiais

Este recurso objetiva garantir que etiquetas de códigos de barras gerados pelo sistema e aplicados manualmente estejam correspondendo, de fato, aos materiais corretos.
Isto é, este recurso visa diminuir a possibilidade de etiquetagem involuntária incorreta. Os prejuízos associados a etiquetagem incorreta podem ser grandes, partindo do controle incorreto do estoque e até mesmo do uso de produtos químicos errados em engenharias ou formulações usadas em seres vivos.
No controle de materiais, aba movimentações, adicionamos uma nova opção denominada Conferência de Barras.
Nesta aba, informa-se o número de repetições (que seria a quantidade de barras a serem testadas), indo de 2 a 8 repetições. Ao lado, o campo para inserir o código de barras pelo leitor. Este campo irá aceitar barras de materiais, de lotes, de produtos de venda e até mesmo barras informadas como códigos dos fornecedores no controle de múltiplos fornecedores em materiais.
Isto é, pode-se usar a barra original do fornecedor versus quaisquer barras adicionais geradas pelo seu controle.
A tela irá mostrando os nomes dos produtos sendo checados e informando o resultado num log que pode ser depois copiado e gravado em algum local, se desejado, claro.
Em caso de erro, o sistema irá mostrar um alerta e o itenm deverá ser verificado com maior cuidado.

Criação automática de produtos de venda agora com direitos

03/10/2012 em Materiais/Comercial

Quando um material é criado e selecionado que será para venda, o Aics já consiste, ao gravar o novo material, se existe um Produto de Venda associado a ele.
Este recurso era executado mesmo que o usuário que estava cadastrando não tivesse direito de criar novos Produtos de Venda.
Nesta atualização, esta pergunta nem mais ocorrerá na ausência deste direito. Para que o funcionamento anterior se mantenha, basta dar direito de Inserir na tabela PRODUTOS aos usuários envolvidos.

Possibilidade de expandir as ordenações dos relatórios

06/12/2012 em Materiais

O Controle de Materiais é um módulo nativo que já contém ordenações internas tanto dos relatórios nativos quanto dos criados pelos usuários.
Nesta atualização do sistema, o objeto de ordenação poderá ser expandido inserindo, por script, novos itens que sejam idênticos às descrições das colunas desejadas. O sistema irá buscar o nome da coluna especificado e aplicar a ordenação.

Novo filtro componentes de...

06/12/2012 em Materiais

Em relatório de materiais, já tínhamos o filtro de materiais elaborados cuja composição contivesse um determinado material.
Nesta atualização do sistema, incluímos o filtro inverso, isto é, uma relação de itens elaborados que irá exibir apenas os itens que participam de suas composições.
Uma aplicação imediata deste filtro é uma análise de estoque mínimo de componentes para se fabricar uma certa relação de itens elaborados.

Alteração da visualização de itens em função do local indicado

06/12/2012 em Materiais

Em materiais, o filtro de local estava restringindo a visibilidade dos itens de estoque. Nesta atualização, a restrição ocorrerá apenas se a opção Saldo válido estiver habilitada. A seleção do local, entretanto, continua a afetar normalmente o saldo exibido, que é o do local selecionado ou de todos, se não selecionado.

Novas análises de estoque mínimo e máximo

06/12/2012 em Materiais

Nesta atualização, o valor de estoque máximo foi aplicado ao relatório de Itens a Comprar e à aba de Sugestão de Compras. Ainda, adicionamos uma opção no filtro de estoque mínimo, que permite emitir até mesmo os itens ainda sem definição de estoque mínimo ou máximo.
No relatório, a quantidade sugerida, quando houver estoque máximo indicado, será o saldo para o máximo (sem fator de segurança). Quando ausente, continua sendo o mínimo adicionado à segurança desejada.
Ainda, a opção de preço da tela de impressão está sendo obedecida, o valor médio não mais passa a ser fixo nessa análise (apenas como défault, entretanto).
Neste mesmo relatório, adicionamos as quantidades de reservas e encomendas segundo as datas de planejamento.
Sem datas de planejamento, o sistema irá somar todas as reservas e todas as encomendas pendentes para a sugestão das quantidades a comprar.
Na aba de Sugestão de Compras, as mesmas regras foram mantidas, inclusive o valor previsto das compras segue a regra de preço selecionado.

Opção de central de compras em relatórios

11/11/2013 em Materiais

Um local pode ser configurado como central de compras.
Basicamente, ele acumulará os saldos de todos os outros visando identificar que o saldo geral esteja abaixo de um mínimo.
Esta opção existe no cadastro dos locais, opção Matriz.
Quando ativada, esta opção acumulará os saldos e os consumos serão utilizados para o cálculo dos estoques mínimos da matriz.
Portanto, o reflexo deste recurso, basicamente, ocorre em relatórios de saldos e para compras. Se o local selecionado como matriz também tiver controles isolados, haveria a necessidade de ativar e desativar a opção no local respectivo.
Nesta atualização do sistema, apresentamos uma opção de Central ao lado do local na tela de filtragem dos relatórios do módulo de materiais. Com a opção ligada, mesmo que o local não esteja marcado como matriz, os relatórios irão aglutinar os saldos dos demais.
Apenas para melhor esclarecimento, esta opção possui um complemento que é a não contribuição de determinados locais ao saldo da matriz. Esta opção, que é cadastral para cada local, está na aba de Materiais do respectivo local.

Filtro de Saldo para generalizado

01/07/2014 em Materiais

Em materiais, existe o filtro que indica a data para exibição do saldo dos relatórios. Essa data estava usando, preferencialmente, o local de ativação da tela e não o local de filtragem.
Na maioria dos casos, o resultado era o mesmo. Nesta atualização, desprezamos o local de chamada e a informação filtrada está sendo utilizada preferencialmente para essa informação.

Nova opção de Unidade Auxiliar

01/07/2014 em Materiais

Com os recentes arquivos eletrônicos, o cuidado com as unidades de medida passou a ser ainda mais relevante.
Nessa atualização do sistema, implantamos o conceito de unidade auxiliar. A opção encontra-se no cadastro de unidades (menu Configurações de materiais, unidades).
As unidades marcadas como auxiliares não poderão ser utilizadas como unidades principais em materiais.
A vantagem deste recurso é permitir uma padronização interna dos controles sem restringir os documentos obtidos ou enviados para clientes e fornecedores.

Personalizando a quantidade lida por barras em movimentos

24/09/2014 em Materiais

Quando um código de barras é lido em movimentos de materiais, ele pode ser do tipo de identificação ou de lote. No código de lote, além da identificação, há informações da sua quantidade.
Como padrão no Aics, a leitura do código de lotes traz a quantidade indicada no lote. Porém, em função de regras locais, essa função pode não ser a mais correta.
Para personalizar essa característica, publicamos uma função callback com a seguinte sintaxe:
function AICS_BARCODEAMOUNT( CodRes, // código do item CodLote, // código do lote SerieLote, // série do lote Netcod, // local Qtd:String):double Sua implementação pode ser feita no evento Entrar de Estoque, por exemplo.