POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Relatório de Itens a Comprar e consumo diário

07/12/2008 em Materiais

Na integração do módulo de materiais com o de compras, o relatório Itens a Comprar desempenha papel interessante permitindo uma análise criteriosa do que deve-se ou não abrir cotações.
Uma coluna recentemente adicionada a este relatório é o consumo médio por dia útil. Esta informação, junto com a posição do estoque, estoque mínimo, lote de compra e prazo de entrega oferecem uma visão mais completa do cenário.
Nesta nova versão do Aics, o filtro de datas que definem o cálculo do consumo médio diário é a Data do Planejamento. Os filtros associados aos movimentos passam a ser ativos. Por exemplo, podendo restringir itens abaixo do mínimo e gerando relatórios mais simplificados e diretos.
Isso, no entanto, sem perder a análise de consumo diário no período de planejamento.

Itens a Comprar agora aceitam mais filtros

07/12/2008 em Materiais

Em materiais, temos um relatório muito útil na integração deste módulo com o Compras. O relatório Itens a Comprar exibe a diferença entre o estoque mínimo, que é sensível a local, em relação ao estoque atual e ainda com uma tolerância que pode ser configurada no momento da emissão deste.
Entretanto, este relatório tinha como padrão emitir todos os itens ignorando alguns filtros de movimentos, por exemplo. Agora, se aplicado o filtro de Abaixo do mínimo, por exemplo, ele passa a oferecer uma lista simplificada e prática de Itens a Comprar.
Este relatório não exclui a análise da aba Sugestão de Compras, cujos recursos incluem previsão de dispêndio por seleção individual e criação automática de processos de compras.

Pequena alteração nos estoques mínimos

07/12/2008 em Materiais

O filtro de estoque abaixo do mínimo no módulo Materiais passou a ser aplicado com a regra apenas "menor do que". Anteriormente, esta opção ativava o filtro "menor ou igual a". Ainda, na atualização dos estoques mínimos automáticos a partir das classificações de materiais, a nova opção de arredondamento pelas unidades foi também consistida.
O intervalo de segurança existente no filtro de relatórios do módulo de materiais pode ser aplicado para se obter uma análise mais conservadora, por exemplo, com segurança de 10 ou 20% sobre o estoque mínimo registrado.

Interessante recurso para casas decimais

07/12/2008 em Materiais

O objetivo deste novo recurso foi deixar a visualização mais adequada à realidade e evitar problemas devido a erros de arredondamentos.
Este problema ocorria quando o AICS executava a conversão de certas unidades nas quais ocorria uma dízima, por exemplo. Internamente, devido ao tipo de dado em que os números são armazenados, ficavam registradas as 15 primeiras casas. Esta precisão, em muitas situações, é exagerada e ocorriam "lixos", normalmente, quando saldos de certos materiais zeravam.
Portanto, a BF ampliou o cadastro de unidades permitindo indicar a precisão desejada a cada uma, na prática, o número de casas decimais desejado.
Por exemplo, uma unidade do tipo PC pode ter o número de casas decimais como 0, portanto, o sistema irá armazenar e converter sempre em números inteiros. Se for kg, por exemplo, pode-se indicar que o número de casas é 3 para chegar com a precisão em g.
Esta configuração pode ser feita no cadastro das unidades (por exemplo, pelo menu Configurações dos Materiais). E, inicialmente, todas as casas irão receber 6 dígitos como padrão, aumente ou diminua de acordo com suas necessidades.

Novas opções expandem as baixas dos lotes

07/12/2008 em Materiais

O padrão do AICS para baixas dos lotes era simplesmente pela validade.
Isto é, os lotes que vencem mais recentemente tinham prioridade nas baixas automáticas. Esta característica poderia ser alterada pelas rotinas callback ou, simplesmente, desligando a opção de uso de lotes (por material).
Do ponto de vista conceitual, existem 2 tipos de opções de baixa de lotes, FIFO e LIFO. E, para que estas opções sejam genéricas, foram adicionadas às classificações dos materiais.
Portanto, para cada classificação de material, pode-se agora definir como os lotes serão baixados automaticamente:
Por validade (que é o padrão)
FIFO (PEPS)
LIFO (UEPS)
Este recurso requer atualizar o AICS e o ServAICS nos usuários de baixas por sites Web e pela interface Web do AICS.

Novo recurso para fracionamento de lotes

07/12/2008 em Materiais

O AICS possui uma sugestão de fracionamento de lotes logo na entrada das NFs. Entretanto, em certos casos, a decisão da quantidade de fracionamentos somente é definida após a entrada dos materiais.
Portanto, adicionamos na aba Controle de Lotes do Controle de Materiais um novo botão "Fraciona lote". Indicando o número de partes em 2, será pedida a quantidade que será extraída. Se forem mais partes ou a quantidade não for informada, a rotina irá separar o lotes em N partes iguais. Sendo que o lote origem também será fracionado (fará parte da explosão sem gerar réplicas).
Ao mesmo tempo, um novo flag de "Lote impresso" será desligado nestes novos lotes permitindo emitir etiquetas de lotes rapidamento a partir de um único filtro de impressão em materiais.
O relatório "Lotes etiquetas" agora, em sua saída para impressão, pergunta ao usuário se deseja marcar os lotes das etiquetas como impressos.

Materiais mais rápido ainda

06/12/2008 em Materiais

Os módulos empresariais do AICS são bem otimizados para acesso em baixa velocidade. O objetivo é permitir centralizar as bases e oferecer o recurso de acesso direto com os mesmos ganhos dos acessos locais.
O módulo de materiais foi otimizado com os seguintes recursos: tabela de movimentações (ESTENSAI) e de Reservas e Encomendas (ESTENCOM)
agora não mais exibem todos os dados do item apontado, apenas o nr de linhas indicado no Centro de Informações OU o número de linhas restrito da estação específica.
Como resultado, ocupa ainda menos memória e muito menos banda, além do o uso ter ficado bem mais rápido. Já disponível.

Consistências na entrada dos lotes

10/12/2007 em Materiais

Um controle fino de materiais é o suporte básico para garantir segurança nos demais departamentos da empresa. Pensando nisso, a BF abriu uma consistência adicional para as diluições dos lotes nas NFs de entrada.
Na ficha de materiais, adicionamos uma página denominada Consistências, na qual pode-se indicar qual o valor mínimo e máximo permitido para a diluição dos lotes. Esta diluição é mais utilizada para produtos químicos e farmacológicos e influencia diretamente a quantidade de material requisitado pelas Ordens de Produção.

Unidades expandidas

09/12/2007 em Materiais

Expandimos o tamanho das siglas do cadastro padrão de unidades do AICS, útil em materiais e todos os locais que utilizem unidades, além de suprimir a máscara na digitação.
O objetivo desta alteração foi que o cadastro aceite unidades compostas e não apenas semelhantes ao do Sistema Internacional.

Pesquisa nativa de materiais alterada

09/12/2007 em Materiais

Uma pequena modificação na pesquisa elimina a possibilidade de parecer mais do que um item por linha, além de deixar o status de material elaborado ou não mais visível.
A velocidade ficou maior e quando aparecerem preços na pesquisa, estes serão preços médios e, quando aparecerem saldos, serão a soma dos saldos de cada local para cada item.