POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Novas opções expandem as baixas dos lotes

07/12/2008 em Materiais

O padrão do AICS para baixas dos lotes era simplesmente pela validade.
Isto é, os lotes que vencem mais recentemente tinham prioridade nas baixas automáticas. Esta característica poderia ser alterada pelas rotinas callback ou, simplesmente, desligando a opção de uso de lotes (por material).
Do ponto de vista conceitual, existem 2 tipos de opções de baixa de lotes, FIFO e LIFO. E, para que estas opções sejam genéricas, foram adicionadas às classificações dos materiais.
Portanto, para cada classificação de material, pode-se agora definir como os lotes serão baixados automaticamente:
Por validade (que é o padrão)
FIFO (PEPS)
LIFO (UEPS)
Este recurso requer atualizar o AICS e o ServAICS nos usuários de baixas por sites Web e pela interface Web do AICS.

Interessante recurso para casas decimais

07/12/2008 em Materiais

O objetivo deste novo recurso foi deixar a visualização mais adequada à realidade e evitar problemas devido a erros de arredondamentos.
Este problema ocorria quando o AICS executava a conversão de certas unidades nas quais ocorria uma dízima, por exemplo. Internamente, devido ao tipo de dado em que os números são armazenados, ficavam registradas as 15 primeiras casas. Esta precisão, em muitas situações, é exagerada e ocorriam "lixos", normalmente, quando saldos de certos materiais zeravam.
Portanto, a BF ampliou o cadastro de unidades permitindo indicar a precisão desejada a cada uma, na prática, o número de casas decimais desejado.
Por exemplo, uma unidade do tipo PC pode ter o número de casas decimais como 0, portanto, o sistema irá armazenar e converter sempre em números inteiros. Se for kg, por exemplo, pode-se indicar que o número de casas é 3 para chegar com a precisão em g.
Esta configuração pode ser feita no cadastro das unidades (por exemplo, pelo menu Configurações dos Materiais). E, inicialmente, todas as casas irão receber 6 dígitos como padrão, aumente ou diminua de acordo com suas necessidades.

Pequena alteração nos estoques mínimos

07/12/2008 em Materiais

O filtro de estoque abaixo do mínimo no módulo Materiais passou a ser aplicado com a regra apenas "menor do que". Anteriormente, esta opção ativava o filtro "menor ou igual a". Ainda, na atualização dos estoques mínimos automáticos a partir das classificações de materiais, a nova opção de arredondamento pelas unidades foi também consistida.
O intervalo de segurança existente no filtro de relatórios do módulo de materiais pode ser aplicado para se obter uma análise mais conservadora, por exemplo, com segurança de 10 ou 20% sobre o estoque mínimo registrado.

Itens a Comprar agora aceitam mais filtros

07/12/2008 em Materiais

Em materiais, temos um relatório muito útil na integração deste módulo com o Compras. O relatório Itens a Comprar exibe a diferença entre o estoque mínimo, que é sensível a local, em relação ao estoque atual e ainda com uma tolerância que pode ser configurada no momento da emissão deste.
Entretanto, este relatório tinha como padrão emitir todos os itens ignorando alguns filtros de movimentos, por exemplo. Agora, se aplicado o filtro de Abaixo do mínimo, por exemplo, ele passa a oferecer uma lista simplificada e prática de Itens a Comprar.
Este relatório não exclui a análise da aba Sugestão de Compras, cujos recursos incluem previsão de dispêndio por seleção individual e criação automática de processos de compras.

Relatório de Itens a Comprar e consumo diário

07/12/2008 em Materiais

Na integração do módulo de materiais com o de compras, o relatório Itens a Comprar desempenha papel interessante permitindo uma análise criteriosa do que deve-se ou não abrir cotações.
Uma coluna recentemente adicionada a este relatório é o consumo médio por dia útil. Esta informação, junto com a posição do estoque, estoque mínimo, lote de compra e prazo de entrega oferecem uma visão mais completa do cenário.
Nesta nova versão do Aics, o filtro de datas que definem o cálculo do consumo médio diário é a Data do Planejamento. Os filtros associados aos movimentos passam a ser ativos. Por exemplo, podendo restringir itens abaixo do mínimo e gerando relatórios mais simplificados e diretos.
Isso, no entanto, sem perder a análise de consumo diário no período de planejamento.

Recurso para Multi-engenharia

01/09/2009 em Materiais

As Engenharias contém uma sequência de processos e insumos podendo ser encadeadas livremente. Nesta atualização do sistema, introduzimos o conceito de multi-engenharia Basicamente, significa que um mesmo material poderá ter mais do que uma composição (processos e insumos).
Este recurso pode ser utilizado para:
- Facilitar gerenciamento de Produção com insumos semelhantes - Diferenciar certos processos, porém, obtendo o mesmo resultado - Suportar conceitos de perdas diferenciados - Permitir variações de composição sob diversos aspectos Ao atualizar o sistema, todas as Engenharias serão associadas a um processo Padrão número 1. No módulo de Engenharia, será possível agora pedir novas configurações. A configuração marcada como padrão é que estará ativa a cada momento. A tabela que gerencia as variações é a ESTENG. Será necessário dar direitos a ela para que seja permitido o apagamento e edição do nome da variação e da opção de padrão. Ao apagar uma variação, todos os processos e insumos associados a ela serão eliminados.
A Ficha Técnica seguirá a configuração marcada como padrão.
A geração de OPs, se feita pelo módulo de Produção, seguirá a variação ativa, não necessariamente a padrão.
A função por script GeraOP passa a, como padrão, gerar uma OP para a configuração padrão, porém, foi expandida nesta versão do sistema podendo aceitar, como código do produto, também a variação. Por exemplo, a chamada:
GeraOP('000001/2','01.0002',20)
Gerará uma Ordem de Produção do material 000001, utilizando a variação de composição 2, no local 01.0002 pedindo para produzir 20 unidades do material.

Baixa de Itens iguais

03/12/2009 em Materiais

Como padrão no AICS, a baixa dos itens impedia repetição.
Por exemplo, não era possível baixar o mesmo item inserido numa NF mais do que uma vez.
Essa consistência precisou ser melhorada. Agora, se o item for citado mais do que uma vez na NF (para isso, a descrição terá que ser diferente, necesariamente), a nova rotina do sistema irá analisar item a item a repetição. Logo, agora é possível baixar itens de mesmo código, indicados de forma diferenciada, no momento da geração da NF. Ainda, este recurso ainda garante que baixas duplas não ocorram, agora orientado a itens da NF e não somente a códigos de produtos.

Adicionadas consistências sobre densidades

05/12/2009 em Materiais

Expandimos mais 2 colunas nas definições dos materiais visando permitir limitar erros nas entradas de lotes em estoque a partir do fiscal.
Com os valores de densidade mínima e máxima, será possível melhorar este controle e diminuir a incidência de erros de entrada manual. Estes controles encontram-se na aba consistências.

Layout de materiais remodelado

09/12/2009 em Materiais

A idéia foi privilegiar a aba outros que pode conter muitas colunas criadas pelos usuários. Com isso, a aba Fornec passa a ser Principal e os dados dos lotes e movimentos ficam nessa aba. A aba Todos passa a ser Fornec.
Com essa alteração, as abas ganharam muito mais espaço e a aba outros passa a raramente precisar de scroll para visualizar todas as calunas.

Kardex colorido

09/12/2009 em Materiais

Um dos atributos dos movimentos dos materiais é a classificação, que pode ser alterada acessando o menu configurações da tela de materiais.
Com o objetivo de melhorar e destacar informações no Kardex, adicionamos um atributo de cor a essas classificações. Essa cor será a cor de fundo do movimento exibido na aba Kardex.
Para isso, dê um duplo clique no quadro abaixo da especificação do tipo de classificação, selecione a cor e aceite. Cada classificação pode ter uma cor diferente.