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O controle de impressão visa não reimprimir um certo dado que
já foi impresso anteriormente. Por exemplo, não imprimir um
boleto que já foi emitido.
Nesta atualização do sistema, adicionamos um controle de impresso
ou não nos layouts dos relatórios. Para isso, existe uma nova opção
no editor com o nome Impresso Controlado. Se um determinado
layout estiver com esta opção ligada, no menu de seleção de layout,
aparecerá uma opção denominada Já impresso.
Esta opção é do tipo 3 estados, sendo o padrão desligado. Portanto,
desligado significa que imprime o que ainda não foi impresso,
ligado significa apenas os já impressos (reimpressão) e desabilitado
significa "ignore esta opção".
Apenas na opção em que processa apenas os não impressos, o AICS
irá perguntar, quando o dado for impresso, se deseja marcá-lo como
impresso. Este processamento é feito no ambiente de relatório e
não existe nenhum controle adicional em nenhuma tabela do sistema.
Resumindo, esta nova opção viabiliza controle de dados impressos
em qualquer relatório do sistema, sendo nativo ou criado pelo usuário.
Esta alteração é apenas devido a uma questão de "gosto",
logo, não deve ser analisada como essencial.
Na versão 2.011 do BF AICS, um recurso visualmente
interessante foi o destaque colorido do campo em foco.
Isto é, numa tela com N campos, o campo no qual o
cursor estiver posicionado fica destacado. Inicialmente,
adotou-se um amarelo claro para este destaque. Parecia
a cor mais aceita como neutra e informativa. Mas, nem
todos concordaram com isso e a BF decidiu abrir uma
configuração para esta cor, este parâmetro encontra-se
agora na configuração geral, ao lado do idioma do sistema.
Se não for preenchido, mantem-se a cor adotada atualmente.
A BF libera a versão 2011 do AICS. Nesta atualização, alguns
conjuntos de ícones foram modificados, além de um indicador
de posição em todas as telas.
Mesmo em objetos do usuário criados sobre o FormScript,
a posição do cursor em foco ficará destacada dos demais campos
permitindo uma localização mais eficaz da informação.
Atenção que esta versão necessitará da atualização da sua licença.
O Aics permite que se configure um tempo em minutos para
que ele mesmo faça o logoff, isto é, desconecte a sessão do
usuário por inatividade.
Entretanto, durante o backup local, pode acontecer deste tempo
ser excedido e a operação era interrompida. Isso estava pouco
prático.
Nesta atualização do sistema, a análise de tempo de logoff será
suspensa até que o backup local tenha terminado.
Este alerta visa satisfazer a necessidade de alerta imediato aos
gestores da empresa em relação aos pedidos de aprovação.
Como isso funciona: em diversos locais do sistema existem
direitos que podem não existir no momento em que o usuário
necessitar, entretanto, outros usuários poderiam permitir uma
determinada operação a estes sem o respectivo direito.
Portanto, o usuário sem o direito irá requisitar uma aprovação
para a operação sem direitos. As estações nas quais os usuários
gestores puderem confirmar esses pedidos serão alertadas por
mensagens popup, semelhantes às mensagens já disponíveis
no Correio Eletrônico do Aics. Assim que as aprovações sejam
ou não concedidas, as mensagens popup cessarão de aparecer.
Os gestores aprovam normalmente no menu Aprovações do
AICS Explorer.
Essa nova característica, já presente na versão AicsX, permite
que o cliente aguarde o retorno da comunicação com o servidor
quando interrompida por qualquer motivo.
Como a versão AicsT é a mais genérica possível, inclusive sendo
muito utilizada via internet, este novo recurso deixa o trabalho
muito mais consistente com a possibilidade de falhas. Quando
ocorrer uma falha de conexão, pode ser que o usuário receba
uma mensagem de erro (inclusive, é preferível que receba para
saber o que está ocorrendo). Entretanto, o sistema ficará "parado"
aguardando que a conexão retorne. Após o retorno, continuará
do ponto em que parou.
Desta forma, quando o sistema for utilizado à distância, agora
passamos a indicar o uso do AicsT, mesmo quando o acesso
pelo Aics convencional for o indicado em redes locais.
Devido ao possível alcance mundial do uso do AICS na gestão das
informações empresariais, adicionamos uma restrição de login
vinculada aos usuários por computadores.
Basicamente, será possível definir para cada usuário ou grupo, na
tela de direitos, se poderá acessar o sistema de outros computadores.
Importante que este novo recurso é opcional. Se um usuário não
tiver a quais equipamentos o seu login pode ser feito, nada se altera,
isto é, ele continua tendo direito de abrir o sistema de qualquer
equipamento, dentro ou fora da empresa sempre sujeito às políticas
de firewall da empresa, é claro.
Por outro lado, nada impede que certos usuários tenham restrições
e outros não tenham. O cadastramento dos computadores é automático
após ser efetuado um login automático. Para evitar clonagem de nomes
de equipamentos, o sistema irá controlar domínio e nome do computador
ao mesmo tempo.
Apenas o Supervisor pode se logar em qualquer equipamento e somente
ele pode definir a quais equipamentos os usuários terão direito de acesso.
O procedimento é simples, na tela de Controle de Direitos, dando um
duplo clique no usuário, aparecerá a lista de computadores. Bastará dar
duplo clique naqueles que o usuário poderá utilizar. Se o equipamento
desejado não estiver na lista, basta o usuário tentar efetuar o logon no
referido equipamento que ele será cadastrado automaticamente.
A barra de botões do AICS é uma de suas características mais
marcantes: traz simplicidade e padronização, ponto para o usuário.
Nesta atualização do sistema, permitimos a inclusão de um logotipo
da empresa (ou qualquer imagem que traduza a característica visual)
em toda as telas do sistema numa imagem na barra de botões
alinhada à direita.
Para alterar o logotipo, entre na configuração Geral, opção
Vendas/Avançado, localize a Aba logotipo (é a última). No centro
da tela, dê um duplo clique e localize a imagem desejada. Pode
ser uma imagem bitmap ou vetorial do tipo wmf. O segundo
formato (em wmf) pode gerar um resultado visual melhor.
Um dos fortes do AICS é a integração com outros sistemas
e formatos. A exportação para Excel ocorre diretamente nos
menus de impressão do sistema e, após o relatório impresso,
também na exportação dos relatórios.
Esta última exportação gera somente as informações impressas,
porém, em um formato pouco adequado a fazer cálculos. A
primeira exportação, em contrapartida, exporta todos os dados
marcados como para impressão no Centro de Informações,
tendo sido ou não impressos no layout.
Nesta atualização do sistema, criamos um recurso entre estes dois
extremos. Na opção de exportação para Excel do relatórios pós-
impressão, adicionamos a opção de exportar apenas os dados,
isto é, apenas os dados que foram impressos serão exportados
em modo numérico e textual, podendo ser aplicados em cálculos
imediatamente. Além disso, esta opção será sensível ao layout,
isto é, se o layout adicionar ou retirar informações, estas mesmas
informações serão adicionadas ou retiradas da exportação para
Excel!
O AICS foi incrementado há meses atrás com o recurso de
memorizar os direitos do usuário logado. Este recurso diminui
muitos micro acessos ao servidor de dados e, como é uma
configuração geral, não impacta em nível de segurança.
Entretanto, apenas na entrada, ocorre o carregamento dos
direitos. Em algumas instalações, devido ao tempo de SQL,
este tempo estava sendo significativo, mesmo ocorrendo apenas
na entrada do sistema.
Na versão mais recente, alteramos a expressão enviada ao
servidor diminuindo sensivelmente (em alguns casos, mais
de 100x mais rápido) esta consulta. O ganho é de performance
e maior agilidade, sem perda alguma de segurança ou recursos.
Basta atualizar e manter a opção Memorizar direitos ligada da
Configuração Geral, nenhuma ação adicional é necessária.