POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Informações de desfazer com compactação alta

11/12/2011 em Geral

Devido ao novo recurso de permitir não mais apagar os dados da opção desfazer (visando fornecer auditoria plena das informções do sistema), esta tabela pode alcançar tamanhos maiores até mesmo que todo o banco de dados! Como ela possui registro de alterações de conteúdo, um mesmo registro de uma determinada tabela pode ser citado várias vezes, a cada modificação. Isto gera um volume de dados que, com a nova opção, passou a ser muito grande em alguns usos do sistema.
Para garantir uma longevidade maior aos dados do log, nesta atualização do sistema, o conteúdo passa a ser gravado com alta compactação. O ganho chega a mais de 60%, em média. Os conteúdos anteriores poderão ser compactados através de uma opção de atualização disponível no menu Utilitários do Explorer do AICS.
Atenção! I˝formações de auditoria/desfazer de versões recentes não serão lidas em versões anteriores do AICS, sendo o inverso, entretanto, possível.

Vários modos de atualizar as estações do AICS

11/12/2011 em Geral

Quando o Supervisor do sistema decidir que uma nova versão deve ser utilizada pela empresa, agora ele pode escolher outros modos de atualizar as estações automaticamente.
Na configuração geral do sistema, aba Opções, pode-se selecionar:
1. Atualizador do BF AICS via rede local Esta é a opção padrão e a atualmente em uso, que faz a cópia de um local da rede através do software de atualização Aicsupdate.
2. Download do site oficial shop.aics.com.br Ativando esta opção, as estações irão baixar e copiar a versão do repositório da Byte Factory, use-a quando os usuários forem muito ativos e acessarem o sistema frequentemente.
3. Download da raiz do Servidor de Imagens Usando a mesma metodologia, você poderá armazenar a sua versão oficial no mesmo site que fornece a gestão do servidor de imagens, bastando colocar a sua versão, compactada em formato ZIP, na raiz do site.
4. Download do servidor de NF Eletrônica Mesmo funcionamento da opção anterior, mas aponta o site da NFe geral indicada na configuração geral (não a especificada em cada local, que é a indicada atualmente).
Com estas novas opções, espera-se simplificar ainda mais a gestão de novas atualizações do sistema e facilitar os usuários cujos bancos de dados estejam em datacenter e os acessos sejam de quaisquer locais nem sempre fixos geograficamente.

Novo recurso de voltar e avançar nos dados acessados

11/12/2011 em Geral

Imagine a situação de uma pesquisa na qual você acessa alguns documentos fiscais, depois alguns movimentos financeiros, checa alguns materiais e não existe um critério bem definido para esta consulta.
Pode ser que, em um certo momento, o caminho e os dados visitados se percam em sua memória. Seria o mesmo problema se não existisse o retornar em navegadores de páginas internet, fazendo uma analogia, é exatamente o mesmo recurso que foi implementado no Aics, em todo o sistema e para todas as telas.
Com este recurso, você poderá voltar e avançar nos dados visitados de cada tela sem a necessidade de repesquisar ou anotar separadamente. O ganho para o usuário é muito grande e está dsponível na versão 2012 do BF AICS.

Recurso de repositório de filtros

11/12/2011 em Geral

Os filtros do BF AICS são do tipo E, isto é, quanto mais se filtra, menor o conjunto de dados. Alguns filtros apresentam opções do tipo OU, por exemplo, caixas financeiros, classificações etc.
Alguns casos não apresentam a opção OU, mas eram casos raríssimos e que bastaria emitir mais de um relatório para compor o resultado final.
Nesta atualização do sistema, criamos um recurso de repositório de filtros semelhante a uma calculadora.
Na opção M+ o filtro indicado é adicionado ao repositório. MC limpa os filtros e permite começar novamente. MR recupera os conjuntos adicionados e emite os relatórios para todos os conjuntos ao mesmo tempo.
Esta nova opção vale para todos os módulos do sistema, é um novo recurso nativo. Encontra-se no botão Armazenar no menu de impressão.

Processo de atualização via shop.aics alterado

01/05/2012 em Geral

Dentre as novas opções de atualização automática, existe a instalação automática da versão disponível no site shop.aics. Entretanto, a atualização das versões do site pode não ser na mesma frequência da feita internamente.
Isto é, pode ocorrer de uma estação precisar de uma atualização e a versão do site já tiver sido alterada, mesmo que apenas a revisão.
Portanto, utilizando esta opção de atualização, o AICS não mais proibirá que usuários normais utilizem versões mais novas que a atualmente instalada. Isto pode causar um desconforto em algumas situações, porém, é o comportamento mais indicado para este tipo de atualização.

Sistema de assinatura digital de forma nativa em todo o AICS

01/06/2012 em Geral

O recurso de assinatura de XMLs e de PDFs já existia no AICS e poderia ser aplicado para registro de conteúdos pelo usuário.
Atenção, esta nota pode ser considerada altamente técnica pela maioria dos leitores.
Nesta atualização do sistema, criamos um método de assinatura incorporado ao AICS. Esta assinatura garante que o conjunto de dados está de acordo com o registro assinado.
Por exemplo, um laudo técnico sobre um conjunto de medidas de laboratório pode ser assinado incorporando os dados do laudo e das medidas na mesma assinatura.
Um pedido comercial aprovado pode ser assinado pelo gerente ou pelo vendedor.
Todas estas assinaturas são feitas através da montagem de uma estrutura completa das informações em XML.
Em seguida, esta estrutura é assinada a partir dos certificados eletrônicos associados às senhas dos usuários. O certificado pode ou não pedir a sua senha no momento da assinatura, este comportamento depende do tipo de certificado que o usuário utiliza.
Entretanto, o AICS irá pedir a senha de login do sistema novamente a cada assinatura. Este requisito de operação atende a padrões internacionais de segurança da informação.
Além disso, caso um dado assinado seja editado, a ligação da assinatura se perde, isto é, as assinaturas ficam inválidas a partir daquele momento. Um dados assinado só poderá ser editado se o usuário tiver direito Gerencial e confirmar que aceita a perda das assinaturas no processo de edição.
Um mesmo dado pode ser assinado várias vezes, um controle de série de assinaturas foi incluído no processo nativo do AICS. Este recurso permite que adicione-se seguidas confirmações e que assinaturas adicionais não impactem em assinaturas anteriores.
Desta forma, este processo de assinatura eletrônica satisfaz até mesmo o conceito de documento assinado por múltiplos interessados.
Do ponto de vista do gerente de regras de negócios, ele poderá "assinar" quaisquer dados por suas regras, para isso, tem a seguinte função publicada:
Function DataSetSign(Tabela,Motivo:string):String A tabela é o cursor que contém o dado principal que deve ser assinado. Os dados correlacionados serão obtidos automaticamente conforme sua associação criada na tabela DEFRELAC, a partir da nova coluna EMASSINA.
A aplicação de assinaturas é ativada tabela a tabela pelo Centro de Informações, aba avançado, opção "Conteúdo assinado digitalmente".
Dado o caráter altamente técnico desta nota, pedimos que os interessados entrem em contato diretamente com o suporte para maiores informações.

Direitos por anexo e GED

03/10/2012 em Geral

O controle de direitos do BF AICS foi expandido para permitir controlar ainda mais os anexos.
O que são anexos? São documentos (PDFs, planilhas, imagens etc) associados às informações do sistema. Quaisquer informações, por sinal.
Por exemplo, o cadastro de clientes pode armazenar contratos comerciais, imagens dos clientes, planilhas de cálculo etc.
Ainda, os documentos ISO podem ter controles de direitos por nó. Assim, pode-se controlar quem pode apenas ver os docs (por nó e por tipo) e se este acesso permite visualizar o documento, imprimir ou extrair do sistema.
Isto é, o visualizador RTF e PDF do AICS estão agora seguindo essas novas regras definidas no controle de direitos.
Operacionalmente, é muito simples. Abrimos uma nova aba "anexos" no controle de direitos que abrange todas estas opções avançadas.
O controle de anexos é feito por informação anexada e não pela tabela de anexos (IMAGEDOC).
No caso de estruturas em árvore (Documentos ISO inclusas neste caso), o direito por nó também segue esta regra assim como em todas as estruturas hierárquicas do sistema (Comercial, Profissional, Materiais, Tempos, Contábil etc).

Solução ao problema de formato de data do Windows 7

04/12/2012 em Geral

Atenção, esta nota técnica destina-se a administradores e usuários avançados do BF AICS.
Como documentado em diversos fóruns técnicos, existe uma falha de gravação do formato de data no Windows 7. Esta falha ocorre nas versões 32 e 64 bits e afeta o registro do Windows. Este problema só ocorre no Windows 7.
A solução para isso é trocar o país em Configurações Regionais para outro, aplicar o novo país, voltar ao país original e aplicar novamente.
Entretanto, lembrar deste procedimento no dia-a-dia é deveras complicado. Pois bem, o BF AICS já possui um formato de data na configuração geral que resolveria este problema, mas tira da configuração da estação esta formatação.
Para resolver este problema sem precisar "fixar" o formato de datas pelo banco de dados, fizemos uma alteração no sistema que irá carregar duas vezes o formato e aplicar automaticamente. Isto resolveu o problema em laboratório sem precisar efetuar a troca dupla do país. Esta função é invisível e está na atualização mais recente do sistema.

Novas diretrizes de segurança de senhas

04/12/2012 em Geral

Para atender diretrizes de segurança segundo normas setoriais, o controle de senhas do AICS foi alterado permitindo maiores controles configuráveis.
Internamente, a senha será obrigatoriamente, no mínimo, de 8 caracteres com, ao menos, 1 dígito não numérico. Esta restrição vale para novas senhas ou na troca para novas.
Na configuração geral, pode-se especificar o número de tentativas sem sucesso de senhas para bloqueio.
Isto é, uma série de erros de senhas irá bloquear o login do operador, o qual poderá ser desbloqueado pelo Supervidor apenas. Ainda, uma senha com sucesso irá zerar este contador de erros de senhas.
Importante que não importa fechar o sistema, os erros de senhas ficam registrados em banco de dados e estarão em restrição mesmo em aberturas recentes.
Para fins de expiração de senhas, a configuração geral agora contém um valor em dias padrão para este vencimento. Na troca de senha, não será aceita uma senha que seja a mesma que a anterior.
Mantendo ambos os valores zerados, o sistema irá operar sem limite de digitação e sem expiração, apenas a restrição para novas senhas estará sempre ativa a partir desta nova versão do AICS.
obrigatória de senhas.

Atualização de Interface direta de dados

06/12/2012 em Geral

Esta nota destina-se ao público mais técnico.
A versão AicsT (que acessa diretamente uma imensa gama de servidores) teve sua interface de dados atualizada e uma nova opção de múltipla conexão adicionada.
A opção de múltipla conexão deve ser usada quando um cliente de servidores SQL Server, abaixo da versão 2005, receber erros do tipo "objeto estava aberto". É uma restrição encontrada nestas versões inferiores do SQL Server. Para esta situação, altere o INI da máquina na qual este erro ocorreu e troque a especificação do tipo de servidor de MSSQL para MSSQL2000.
Nesta opção, o AicsT permitirá a abertura de múltiplas conexões e não dará esta mensagem. Entretanto, para acessos remotos (via internet), esta opção não é a mais adequada por causar lentidão em relação ao acesso com conexão única. Use-a apenas se estritamente necessário.
Nos demais servidores, a atualização da interface só trouxe ganhos de performance.