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Pedidos de devolução

03/12/2009 em Comercial

O módulo Controles Fiscais permite associar uma NF a outra visando indicar devoluções. No AICS, como padrão, ele irá diminuir a quantidade realizada do pedido original em função das devoluções.
Entretanto, para algumas análises comerciais, a diminuição da quantidade realizada do pedido pode não ser adequada. Objetivando melhorar análises comerciais, criamos um recurso de indicação de Pedido de Devolução, como se fosse um pedido negativo.
O procedimento é: abre-se um novo pedido, clica-se em [? Dev]
(novo botão) que irá pesquisar os pedidos anteriores. Uma vez selecionado, todos os dados serão carregados e bastará eliminar deixando apenas os itens devolvidos.
Ao gravar, por padrão, pedidos de devolução não movimentam materiais e nem geram financeiro. Isso precisa ser indicado na regra de negócios de cada situação específica.
Ainda, os relatórios e análises agora poderão ser filtradas com uma nova opção de 3 estados Devolução. O padrão é não, isto é, não enxergar os movimentos que tenham devolução. Esses movimentos, qdo ativos, irão contribuir negativamente em todas as análises e relatórios. Além disso, uma NF gerada por um Pedido de Devolução passa a ter o fluxo de entrada como padrão.

Mensagem específica para NF não gerada

03/12/2009 em Comercial/Assistência

O módulo Comercial e de Assistência Técnica criam NFs automaticamente, mas sob certos critérios. Um destes é a não repetição de itens já faturados. Devido a isso, muito mais em casos de Assistência, pode ocorrer de um pedido simplesmente não gerar NFs.
Neste caso, ocorria uma mensagem de erro da transação, controlada pelo sistema, mas que causava confusões. Nesta atualização do sistema, esta mensagem passa a ser mais amigável explicando o motivo da NF não ser gerada.

Integração do Comercial e Assistência com Correio Eletrônico

03/12/2009 em Comercial/CE

Seguindo a mesma linha da integração entre o Relacionamento com Clientes e o Correio Eletrônico do AICS, agora oferecemos a integração do Correio com o módulo Comercial e de Assistência Técnica.
Para isso, no Correio Eletrônico, clique com o botão direito sobre uma mensagem e selecione "Elaborar Orçamento Comercial".
O Comercial será ativado. Ao clicar em Novo, o AICS irá perguntar se deseja utilizar a mensagem ativa como fonte e procederá a:
- Carregamento dos dados do cliente - Associação da mensagem no pedido, permitindo visualizá-la num único clique (mesmo ícone de carta com @ do RCC)
É claro que este recurso vale apenas para mensagens que estejam associadas ao Cadastro, que é uma característica marcante do Correio Eletrônico do AICS.
Os ganhos do módulo Correio Eletrônico estão maiores do que nunca! Aos clientes ativos, continua a promoção do módulo sem custo para os Cadastros licenciados.

Engenharia Integrada com o Comercial

06/12/2009 em Comercial/Produção

O BF AICS foi expandido para permitir editar uma Engenharia durante um processo comercial. Alguns objetivos que podem ser alcançados com este novo recurso são:
- Alteração de componentes para uma determinada venda;
- Troca de componentes de acordo com o pedido;
- Simulação imediata de parâmetros de otimização de tempos e materiais sem a necessidade de criar OPs ou novas engenharias;
- Possibilidade de criar produtos mais genéricos e que sofram personalização no momento da venda.
Alguns exemplos deste novo recurso são:
- Equipamentos com componentes especiais;
- Cálculo de engenharias químicas e alimentícias;
- Cálculo gráfico preciso.
Importante destacar que este novo recurso está associado simplesmente ao módulo Produção do AICS e nenhum custo adicional existirá para a utilização deste novo recurso.
Operacionalmente, o recurso está associado aos itens de venda bastando clicar com o botão direito sobre o item da grade e selecionar "Engenharia...". Se este menu não estiver disponível, sua base simplesmente não tem a licença do módulo Produção.
Se o item indicado tiver associação com materiais, uma Engenharia específica será aberta. Esta estará preenchida com a engenharia padrão ou poderá estar vazia se ausente (esta última situação é pouco recomendada). Ao fechar o pedido, você poderá gerar as OPs específicas expandindo as suas regras em seu banco de dados.

Gráfico de Preço de Venda melhorado

06/12/2009 em Comercial

A Análise de Rentabilidade por Produto de Venda apresenta as barras: Custo direto, Custo Indireto (vem do mapa de custos), Impostos (diretos), Lucro bruto e o próprio Preço final.
Nesta atualização do AICS, permitimos que o valor do Custo Direto seja desmembrado entre MP e MO a partir da chamada de uma função callback (o AICS, quando for mostrar o gráfico, irá chamar esta função) com a seguinte sintaxe:
Function AICS_CALCMP(CodRes, Netcod:String):real;
Os parâmetros de chamada são o código do produto e o local no qual o produto está cadastrado (facultativo). Se esta função não existir ou retornar zero, o gráfico será o mesmo. Se a função retornar algum valor, o valor do custo direto será desmembrado e o gráfico irá exibir uma barra para o valor de MP e outra para o valor da MO (diferencial).
MO significa Mão-de-obra MP significa Matéria-prima

Nova função permite filtrar itens na NF automática

06/12/2009 em Comercial/Assistência

Este recurso pode ser considerado altamente técnico por alguns usuários.
Tanto no módulo Comercial quanto no de Assistência Técnica, o recurso de geração automática de Nota Fiscal é altamente utilizado e simples.
A rotina baseia-se no critério de envio unicamente na marcação de confirmado. Isto é, os itens marcados como confirmados serão gerados no documento fiscal.
Para permitir mais filtros neste momento, adicionamos uma função callbak (declarada pelo usuário e chamada pelo AICS) que irá filtrar ainda mais os dados. Sua declaração é:
Function AICS_MayAddNFItem(Serie:String):boolean Onde o parâmetro de chamada é o nr de série do item dentro do pedido ou da Assistência. A rotina, se não declarada, não tem efeito e segue a regra anterior. Esta pode ser declarada tanto em PEDIDOS quanto na tabela PEDOS.

Cálculo por substituição generalizado por estado

09/12/2009 em Comercial

A alíquota de ICMS de Substituição passa a ser preferencialmente definida na tabela por estado (TABICMSUBS). Isto é, se um determinado produto apresenta substituição num determinado destino e não em todos, agora será possível deixar a alíquota padrão em branco e preencher a alíquota para o determinado estado.
Basta atualizar o sistema que o novo recurso será ativado nas mesmas tabelas existentes.

Memória de financeiro alterado pelo Comercial

02/12/2010 em Comercial

A previsão financeira no AICS pode ser alterada nos módulos comerciais a partir da lâmpada de parcelas (fica ao lado dos prazos e percentuais). Ao gravar o movimento, entretanto, se o usuário pedisse, as parcelas seriam refeitas e as alterações manuais poderiam ser perdidas.
Mesmo sendo um caso operacional remoto, sua reincidência sugeriu uma nova regra. Ao personalizar as parcelas financeiras nos módulos comerciais, o Aics irá marcar estas parcelas como Aprovadas no financeiro (opção que não tinha uso para movimentos do tipo contas a receber). Existindo esta opção nas parcelas associadas, o financeiro não será alterado.
O AICS irá emitir uma mensagem explicando o que pode ser feito: eliminar o financeiro anterior ou mesmo desligar a opção de Aprovada. Neste condição, o módulo comercial origem irá refazer as previsões.

Cálculo do prazo de entrega pode ser refeito na aprovação

05/12/2010 em Comercial/Assist.

O prazo de entrega de um pedido comercial pode ser contado da elaboração do mesmo ou da aprovação do pedido. Estas datas podem ou não serem as mesmas.
Adicionamos uma pergunta visando recalcular a data de entrega, dado o prazo em dias estipulado, para a nova data calculada pela data da aprovação final.
Este recurso também é válido para o módulo Assistência Técnica.

Adicionamos controle de prioridade a esses módulos

05/12/2010 em Comercial/Assistência

Tanto no Comercial quanto em Assistência Técnica, adicionamos uma opção de prioridade do processo. Isto poderá ser utilizado para auxiliar no processamento dos pedidos comerciais ou mesmo das manutenções definidas no módulo de Assistência.
A prioridade vai de 0 (máxima) a 10 (mínima) e inicia em 5 como padrão. Você poderá utilizar o campo PRIORIDADE adicionado às tabelas do Comercial e Assistência para ordenar ou mesmo filtrar seus relatórios. Poderá também utilizar esta informação sem suas regras específicas locais.