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Com o objetivo de facilitar e evitar erros em apontamentos das atividades, quando um novo apontamento for feito e o usuário for indicado, será mostrada uma lista com as últimas N atividades cadastradas para o referido usuário, com data, hora, duração, projeto, fase, atividade, % concluído e cliente.
Recentemente, adicionamos o link do possível equipamento
sendo utilizado nos apontamentos do RCC. Diversos usos
para este novo recurso, incluindo a quantificação das previsões
dos projetos.
Ainda, permite quantificar o uso dos recursos que são previstos
na Análise de Rentabilidade. Nessa atualização do sistema,
adicionamos o filtro do recurso para retrição de todos os
relatórios internos e definidos pelo usuário.
O objetivo deste relatório é exibir a ocupação dos tempos
disponíveis dos funcionários, além de apontar as horas-extras
em cada dia.
Como pré-requisito, as disponibilidades precisam ser cadastradas
para cada funcionário. Para fazer isso, acesse locais, aba
funcionários, no respectivo local desejado. Localize o funcionário
e preencha as informações na aba Disponibilidades da seguinte
forma: indique data inicial e final, hora inicial e final e o local
(normalmente, é o mesmo) e vá adicionando as faixas a cada
funcionário. Não se preocupe com dias úteis, as disponibilidades
não criam previsões para dias não úteis, logo, atualize os feriados
em sua região antes de executar esta programação. O acesso ao
calendário é feito pelo menu Arquivo do Explorer do AICS.
Em seguida, dentro do RCC (Relacionamento com Clientes),
selecione o relatório Alocação de RH e aplique os filtros desejados.
De acordo com as atividades apontadas e as disponibilidades,
para cada funcionário, será apresentado o quadro de tempos
disponíveis, ocupações e horas-extras dia a dia, além de sub-totais
por funcionário e para todos os filtrados.
O Relacionamento com Clientes contempla apontamentos de
atividades em geral. É um módulo muito versátil, com certeza.
Nesta ampliação, adicionamos um link dos equipamentos inseridos
na Análise de Rentabilidade/Ativos com a atividade. Com essa
informação, será possível, por exemplo, saber a real ocupação dos
equipamentos. Se forem veículos, poderá saber como a
quilometragem foi distribuída por cliente, por atividade ou outra
ligação.
Importante que o módulo Análise de Rentabilidade deve estar
presente e com os equipamentos cadastrados e classificados como
máquinas.
Adicionamos um novo filtro, para todos os relatórios do RCC
(relacionamento com clientes), permitindo todas as saídas
filtradas por Ramos de Atividades.
O filtro permite mais do que 1 ramo (separado por vírgulas),
seguindo o padrão dos demais filtros.
Esta alteração afeta, facultativamente, o apontamento e o Relacionamento
com Clientes. Basicamente, abrimos a possibilidade de separar os tempos
totais das atividades em frações que possam apresentar regras de valores
diferenciadas.
Para isso, na configuração dos processos, deve-se definir os modificadores
previstos para cada atividade. Estes modificadores podem apresentar
percentuais diferenciados sobre tempo e sobre distância. Ainda, nenhuma
limitação existe quanto ao uso destes modificadores em análises de tempo
para cada realidade.
Para ativar os modificadores no RCC, por favor, defina a tabela
APONMODIF diretamente no Centro de Informações, o AICS irá
carregar sua definição padrão automaticamente.
Adicionamos um novo recurso que permite baixar materiais
diretamente pela indicação dos consumos nos Apontamentos/RCC.
Isto é, quando o fluxo de trabalho se iniciar pela indicação dos
consumos neste momento, não mais será necessário criar mecanismos
de baixas ou fluxos auxiliares após esta atividades.
Para ativar a baixa pelos apontamentos, acesse a configuração geral,
aba Vendas/Avançado e ative a opção Apts de Baixar Estoque.
Com esta opção ativada, se não houver saldo no momento da
entrada do consumo, a gravação não será permitida. Ainda, o
número do movimento efetuado será armazenado na tabela
APONTIT na coluna IT_NUMES. Isso permitirá o usuário
criar análises associadas ao movimento de materiais e/ou processos
associados ao apontamento, como Ordens de Serviço, Projetos etc
Além disso, adicionamos mais um classificador dos movimentos
de materiais, Apontamentos/RCC, que será a padrão destas
origens. As Classificações de E/S são acessíveis pelo módulo de
Materiais, menu configurações.
O novo módulo de Correio Eletrônico está cada vez mais
poderoso. Agora, pode-se relacionar atendimentos no RCC
às mensagens processadas pelo Correio Eletrônico do AICS.
A operação é muito simples. Logo após enviar uma mensagem,
sendo uma mensagem para uma empresa cadastrada, basta
abrir um novo apontamento no módulo de Relacionamento. O
AICS irá perguntar se deseja carregar os dados do último
email.
Os seguintes dados serão carregados para você: dados do
cliente, dados do usuário (pelo email enviado), assunto e
data do evento pela mensagem. Ainda, será gravado no
apontamento que ele veio de uma determinada mensagem.
Com esta informação, adicionamos um botão de um "email"
no RCC para visualizar a mensagem original. Isso é muito
interessante para compreender as ações que a empresa toma
em relação às solicitações externas. Tendo uma referência
íntegra neste módulo, o problema de má interpretação
praticamente zera.
Nosso objetivo de auxiliar à melhor prestação de serviços e
qualidade é sempre presente.
O módulo RCC do AICS possui um sistema de fluxo de trabalho
(workflow) baseado em Pendências e Atividades. Uma Atividade
pode gerar N pendências. Estas pendências podem ser atendidas
por outras N atividades que podem gerar mais pendências etc.
Em muitas aplicações do sistema, estamos iniciando os processos
em "Pendências" e não em Atividades. Nestes casos, o código
inicial da Atividade fica zerado indicando que é uma pendência
sem registro do fato gerador.
Este caso ocorre, atualmente, em pendências automáticas ou
geradas por sistemas de atendimento automático. Para manter
a rastreabilidade do atendimento e sequenciação, nas Atividades,
adicionamos o número da pendência que está sendo atendida.
Este número é associado automaticamente quando, na tela de
pendências, clica-se com o botão direito e pede-se "Apontar...".
A nova coluna criada em APONTAM (PD_ITEMORG) pode
ser associada também pelas suas rotinas desenvolvidas internamente
visando obter a mesma rastreabilidade.
O Relacionamento com Clientes é utilizado, inclusive, para controle
de fluxo de trabalho. Isto é feito pelo lançamento, associado a atividades,
de pendências pessoais ou por grupos.
Um pedido recorrente dos usuários é poder lançar pendências sem
atividade associada. Mesmo sendo esta ação um tanto incompleta,
adicionamos um botão Nova Pendência na tela de pendências pelo
menu Arquivo do Explorer do AICS. Para que o botão seja habilitado,
o usuário logado terá que ter direito de inserir na tabela PENDENC.
Para que uma nova pendência seja aceita, ao menos, deverá ser
indicado o responsável, datas e texto da atividade.