POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Alterando o status das OPs por scripts

08/12/2011 em PRODUÇÃO

Esta publicação tem o objetivo de permitir alterar os status das OPs do BF AICS sem o uso da interface do módulo de Produção, aplicando outras regras através das rotinas criadas pelos usuários.
Isto é, a rotina publicada permite criar qualquer interface de controle da produção e ainda manter todas as regras internas do sistema e máxima performance.
A sintaxe da rotina é:
Function ChangeStatusOP(Cod_Res, // Código do material Netcod // Local em que a OP foi criada :String; CodOP, // Código da OP QtdRealizada // Quantidade realizada (alguns status apenas)
:Double;
TmpOper // Tempo de execução no referido status :Double;
Status // nr do status desejado :Integer):Boolean;
Onde, o nr do status pode ser:
1 - Aguardando Material 2 - Matéria-Prima alocada 3 - Fila de espera 4 - Em produção 5 - Produção Finalizada 6 - Cancelada 7 - Produção Baixada 8 - Suspensa

Evento callback após criar OPs

08/12/2011 em PRODUÇÃO

Esta rotina pode ser usada para aplicar regras especiais após uma Ordem de Produção ser gerada. A presente nota destina-se a uma audiência mais técnica.
Quando uma OP é gerada, o que pode ser feito por suas rotinas com a função:
Function GeraOP(Cod_Res,Netcod:String;
Quant:Double):Double Adicionamos uma rotina callback (rotina com suas regras, porém, chamada pelo AICS) com a seguinte sintaxe:
Function AICS_AFTERCREATE_OP(Netcod, Cod_res, Codigo:String):boolean Os parâmetros são local, código do material e código da OP gerada, respectivamente. Sua função receberá estes dados e poderá fazer algum processamento associado a este evento.

Registro de local do pedido em Ordens de Produção

08/12/2011 em PRODUÇÃO

Esta nota pode ocasionar uma pequena manutenção em suas regras de negócio, ler com atenção, por favor.
Alteração válida apenas para o módulo de Produção.
Expandimos a tabela que relaciona as OPs aos pedidos atendidos adicionando uma coluna com o código do local do pedido. Isto é, com esta nova estrutura de dados, as OPs poderão atender pedidos de outros locais do sistema e não mais apenas pedidos do mesmo local.
É claro que este uso é uma exceção e esta generalização pretende atender certas regras de negócios nas quais locais de produção, mesmo virtuais, possam estar nesta situação peculiar.
Na tabela ESTCLI, adicionamos a coluna NETPEDORG que, quando atualizada, receberá automaticamente o conteúdo da coluna NETCOD atualmente existente.
Se, em suas regras de negócio locais, existir o preenchimento automático nesta tabela, favor adicionar o preenchimento desta nova coluna.

Chamada para calendário de máquinas e equipes

02/10/2011 em PRODUÇÃO

Esta nota deve ser considerada técnica para a maioria dos usuários.
Para controlar os dias que determinada máquina ou equipe do módulo de produção estão disponíveis, a rotina AtivaInformacao foi alterada permitindo a chamada da tabela CALENDAR, que é a tabela nativa do calendário global do sistema, porém, com um código da máquina/equipe como parâmetro.
Assim, a chamada mais simples ativa apenas o calendário global:
AtivaInformacao('CALENDAR', '', '');
Sendo que a chamada abaixo ativa o calendário para uma máquina ou equipe da produção, neste exemplo, o código 2:
AtivaInformacao('CALENDAR', '', '2');
Para diferenciar estas chamadas, o título do calendário mostrará o nome da máquina/equipe sendo editada. Este calendário afeta a programação apenas deste item permitindo controlar calendários isoladamente de cada agente da produção.

Alertas sobre validade adicionados

05/12/2010 em PRODUÇÃO/MANIPULAÇÃO

Validade de lotes é um item que deve ser considerado sempre que possível. Nesta atualização do sistema, adicionamos os seguintes alertas e consistências associados a ela:
1. Na entrada da NF, se a validade for inferior à data de fabricação indicada, a NF não será habilitada para gravação 2. Na atribuição de lotes a Ordens de Produção no status Aguardando Material, adicionamos um alerta avisando da validade do lote 3. Na leitura de lotes na pesagem de Receitas no módulo Farmácia de Manipulação, adicionamos alerta de validade e de validade a vencer.

OPs com observações de produção

02/12/2010 em PRODUÇÃO

O AICS possui observações para produção a partir da Engenharia, estas observações tem o objetivo de apresentar maiores informações aos agentes da produção.
Entretanto, durante a produção, manter certas informações especiais pode ser importante em muitos casos. Para isso, adicionamos uma observação na OP, específica uma a uma. Esta observação deverá receber informações adicionais decorrentes do processo produtivo.

Informação da quantidade simulada

06/12/2009 em PRODUÇÃO

Quando o preço objetivo é atualizado, a quantidade utilizada para a simulação, que pode impactar diretamente no próprio valor do custo objetivo, acabava ficando não identificada.
Quanto maior a produção simulada, menor a contribuição dos "setups" para o valor final. Logo, adicionamos a última quantidade simulada para fins de preço objetivo logo abaixo da quantidade desejada para cálculo. Isso ficou na aba Quantidade Específica -> Operações no módulo de Produção.
Quando uma nova simulação for feita, será possível saber a última quantidade simulada.

Processamento para Produção Baixada melhorado

06/12/2009 em PRODUÇÃO

Os status associados às Ordens de Produção do módulo Produção do BF AICS facilitam e traduzem o real andamento do fluxo produtivo dentro da empresa.
Quando ocorre o apontamento das quantidades efetivamente consumidas e produzidas, o status Produção Baixada realiza movimentos de ajuste com os objetivos:
- Executa entradas ou saídas das diferenças entre as previsões e as quantidades apontadas - Pode realizar entradas de materiais não previstos - Executa a efetiva entrada do material produzido com rastreabilidade dos lotes associados Entretanto, o movimento de ajuste também segue o recente recurso de casas significativas para a unidade principal tanto dos componentes, quanto do(s) resultado(s). E, nesta situação, poderia ocorrer da quantidade diferencial (entre previsão e realização) ser menor que a precisão da unidade. Esta era uma inconsistência possível que foi eliminada nesta atualização do sistema. Se a quantidade diferencial for menor que a precisão da unidade, este movimento será desprezado e não existirá um novo movimento.
Esta alteração só gera vantagens: movimentos mais reais, controle mais realista dos resultados e maior imunidade a falhas.

Informações adicionais sobre o lote produzido

05/12/2009 em PRODUÇÃO

O módulo de Produção do AICS executa a entrada do lote produzido automaticamente. O módulo já contempla os custos dos materiais e dos processos, já pelos valores realizados apontados.
Esta quantidade produzida se converte num lote associado à Ordem de Produção, logo, com rastreabilidade garantida. Alguns dados dos lotes que eram inseridos como padrão: diluição em 100% e densidade unitária (1 g/ml). Entretanto, ou estas grandezas podem não ter significado algum para um dado tipo de material ou elas precisam ser editadas após o lote ter sido gerado, podendo incorrer em esquecimento, por exemplo.
Para evitar este problema, adicionamos a informação da densidade e da diluição no momento da entrada da quantidade produzida. Sendo que, caso fiquem zeradas, o sistema irá manter os valores padrões da mesma forma anterior. De acordo com as regras de negócios locais, será possível tornar estas entradas obrigatórias ou não.

Nova unidade para Ordens de Produção

03/12/2009 em PRODUÇÃO

Este recurso é facultativo e permite que as Ordens de Produção, item a item, tenham a unidade de cálculo final fixas por item elaborado.
O principal uso deste recurso é em OPs associadas a materiais que tenham que ser "pesados" ou "medidos". Em OPs que sejam de montagens apenas ou que sejam sempre em unidades de massa ou volume, este recurso não oferece grandes ganhos.
Na ficha do material, aba unidades, agora temos mais um fator e uma nova unidade para OPs. Ela não precisa ser preenchida, visto que o sistema irá ignorá-la se estiver em branco.
Ainda, esta unidade afeta apenas as OPs e não os processamentos de cálculo. Se a unidade final desejada não for "calculável", o AICS irá exibir a unidade original da quantidade indicada.

Leia, por favor

Nosso website utiliza cookies para facilitar a navegação. Ao continuar o acesso, você aceita essa política automaticamente.