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Controle de acesso simultâneo

06/12/2012 em Geral

Atendendo a normas de segurança mais rigorosas, a versão mais recento do BF AICS não permite que um mesmo usuário esteja logado, ao mesmo tempo, em mais de um equipamento.
Nesta validação, o sistema irá informar em qual outro equipamento o novo acesso ocorreu e irá solicitar que um novo logon seja feito.

Nova opção de código na pesquisa de estruturas hierárquicas

06/12/2012 em Geral

Como padrão, a localização de qualquer estrutura hierárquica (comercial, financeira, materiais, centros de custos, tempos, contábil etc) exibe os nomes de cada conta. A pesquisa pode ser feita por código serial, por código estruturado e pela própria descrição.
Nesta atualização do sistema, na configuração da estrutura, adicionamos a opção de permitir exibir o código da estrutura ao lado do nome da conta.
Isto é, para cada tipo de estrutura, de acordo com sua opção de visualização, você poderá indicar se o sistema deve mostrar o código e nome ao mesmo tempo ou, como é hoje, apenas o nome.

Troca rápida de usuário

06/12/2012 em Geral

Imagine o cenário: uma máquina no atendimento direto ao cliente e os usuários terem que efetuar o login completo a cada troca de atendente.
Pois é, o Aics possui um sistema completo de login e senha segundo diretrizes internacionais de segurança. Entretanto, mesmo mantendo esse padrão, efetuamos um "acesso rápido".
Sendo o login dos usuários vinculados aos cadastros dos funcionários, bastará digitar o código do funcionário no campo do login, segundo os funcionários do local de login.
Por exemplo, o cadastro 15 é do funcionário Manoel de Jesus da Silva, com login ManuelJesus. Para ele logar no sistema, bastará digitar 15 seguido da senha, um modo muito rápido de logar no sistema. Todos os acessos serão normais pelo login, o auxílio funciona apenas na tela de acesso e não houve perda em nenhum registro de auditoria do sistema.

Possibilidade de várias ordenações pelas grades

06/12/2012 em Geral

Como no Explorer do Windows, as grades (grids) de dados do Aics permitem que o conteúdo seja ordenado clicando-se nos títulos das colunas. Quando um título é clicado novamente, a ordem é invertida.
Nesta atualização do sistema, a ordem anterior é mantida como secundária. Por exemplo, suponha uma grade com as colunas data, valor e nome. Se clicar no título do valor, ela fica ordenada. Em seguida, clicando em data, ela será ordenada por data e, em seguida, por valor. Outro exemplo: clicando em valor, depois em valor novamente, este fica ordenado do maior para o menor, clicando em data agora, a ordem será por data seguido por valor descrescente.
Este novo recurso vale para todas as situações nas quais a informação esteja sendo apresentada em grade e esta grade esteja associada a uma consulta no banco de dados (raros os casos em que isso não ocorre).

Como configurar o novo sistema de emails no AICS

01/07/2013 em Geral

A partir de 2 de janeiro, o envio de emails mudou em algumas situações. Quando o seu acesso for através de um provedor não vinculado a uma linha dedicada, pode ocorrer o bloqueio da porta 25 no envio de emails.
O efeito disso será de aparecer no log do AICS mensagens informando que você deve configurar a porta 587 no seu cliente de emails.
No AICS, o envio de emails pelo sistema é definido na configuração geral. Duas ações serão necessárias se o seu link estiver bloqueado. A primeira será desabilitar o envio direito pelo AICS, que é o padrão. Para isso, insira um * antes do nome do servidor de emails. Por exemplo, se o servidor for smtp.minhaempresa.com.br, o nome dele deverá ser *smtp.minhaempresa.com.br.
Além disso, para alterar a porta para a 587, insira no final do nome :587. No exemplo acima, o nome do servidor será: *smtp.minhaempresa.com.br:587 Atenção que estas alterações são possíveis na versão mais recente do sistema que já está disponível. Ainda, estas alterações são obrigatórias e visam diminuir o envio de mensagens indesejadas através de programas maliciosos ou mesmo não identificadas.

Controle de apagamento para supervisores

02/08/2013 em Geral

O processo de apagamento de dados pelo Aics é propositadamente burocrático. Além do usuário ser habilitado a apagar cada informação, ele deve habilitar o botão de apagamento pelo Explorer do Aics. Os apagamentos são logados em ação e em conteúdo.
Após habilitar o apagamento, este fica ligado até que a sessão seja fechada ou seja desligado novamente pelo mesmo local. Neste atualização do sistema, permitimos uma configuração de tempo em minutos para que o apagamento seja desligado automaticamente. Por exemplo, indicando 1 no novo campo, após o apagamento ser habilitado, ele será desabilitado após 1 min. Este campo encontra-se na configuração geral do sistema e vale para quaisquer usuário sendo uma interessante nova ferramenta de segurança. Para não alterar a característica nativa do Aics, se este valor não estiver preenchido, este novo recurso não estará ativo.

Novo controle de rotinas de impressão

05/10/2013 em Geral

Esta nota é para a audiência de desenvolvedores.
O evento de imprimir dos relatórios do AICS foi alterado recentemente para não ser chamada mais do que uma vez a cada execução. Por exemplo, se o relatório fosse visualizado, ele era executado, ainda, poderia ser executado quando fosse enviado para a impressora ou quando a tela fosse fechada.
Atualmente, apenas uma execução ocorre. Entretanto, pode ser desejado que a execução ocorra após algum processamento durante os relatórios.
Por isso, o processador de relatórios continuará chamando a rotina de impressão enquanto ela não retornar True. Logo, se você precisar que sua rotina rode após um determinado evento, retorne false para adiar a sua execução.

Mais personalizações na impressão de grades de pesquisas

05/10/2013 em Geral

Como recurso padrão do AICS, qualquer objeto do tipo grade (grid) pode ser impresso. Como todos os relatórios do sistema podem ser editados, pode-se personalizar até mesmo os relatórios gerados automaticamente pela impressão das grades.
Nesta atualização do sistema, permitimos que essas edições sejam mais focadas em cada pesquisa, isto é, um layout editado não seja apresentado como uma opção não cabível ao operador (pode ser uma fonte de dúvidas).
Com isso, pode ser que edições anteriores não sejam mais localizadas na versão mais recente. Após a instalação, basta alterar os nomes na tabela RELATUSER.

Entendendo melhor a opção Monitorar

11/11/2013 em Geral

Na versão mais recente do AICS, o novo direito de monitorar pode também ser habilitado para logins do tipo pessoa (funcionário, internautas etc).
Entretanto, para um mesmo direito, a opção monitorar somente será ativada se nenhum dos grupos associados estiver sem ela. Basta um grupo associado estar sem o direito de monitorar para que o direito não seja aplicado. Como um exemplo simples, considere a tabela Cadastro. Supondo uma pessoa com o login Manoel nos grupos Compras, Engenharia e Expedição. Nesses grupos, a tabela cadastro está marcada como monitorar para Compras e Expedição, mas a Engenharia não.
Devido a isso, o direito final da pessoa não terá a opção de monitorar ativada. Outro detalhe importante, mesmo com o direito de Monitorar, é necessário que o direito de Acessar esteja ligado, senão nem será considerado na análise (sem acesso, nada é considerado em direitos, nem mesmo a opção de Monitorar).

Recurso para enviar funcionário a outro local

01/07/2014 em Geral

Em locais, funcionários, adicionamos um novo recurso que permite enviar o funcionário a outro local com migração de suas ligações.
Selecione o funcionário, acesse o menu arquivo, opção Transferir para outro local, selecione o local desejado.