POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Direitos por anexo e GED

03/10/2012 em GERAL

O controle de direitos do BF AICS foi expandido para permitir controlar ainda mais os anexos.
O que são anexos? São documentos (PDFs, planilhas, imagens etc) associados às informações do sistema. Quaisquer informações, por sinal.
Por exemplo, o cadastro de clientes pode armazenar contratos comerciais, imagens dos clientes, planilhas de cálculo etc.
Ainda, os documentos ISO podem ter controles de direitos por nó. Assim, pode-se controlar quem pode apenas ver os docs (por nó e por tipo) e se este acesso permite visualizar o documento, imprimir ou extrair do sistema.
Isto é, o visualizador RTF e PDF do AICS estão agora seguindo essas novas regras definidas no controle de direitos.
Operacionalmente, é muito simples. Abrimos uma nova aba "anexos" no controle de direitos que abrange todas estas opções avançadas.
O controle de anexos é feito por informação anexada e não pela tabela de anexos (IMAGEDOC).
No caso de estruturas em árvore (Documentos ISO inclusas neste caso), o direito por nó também segue esta regra assim como em todas as estruturas hierárquicas do sistema (Comercial, Profissional, Materiais, Tempos, Contábil etc).

Sistema de assinatura digital de forma nativa em todo o AICS

01/06/2012 em GERAL

O recurso de assinatura de XMLs e de PDFs já existia no AICS e poderia ser aplicado para registro de conteúdos pelo usuário.
Atenção, esta nota pode ser considerada altamente técnica pela maioria dos leitores.
Nesta atualização do sistema, criamos um método de assinatura incorporado ao AICS. Esta assinatura garante que o conjunto de dados está de acordo com o registro assinado.
Por exemplo, um laudo técnico sobre um conjunto de medidas de laboratório pode ser assinado incorporando os dados do laudo e das medidas na mesma assinatura.
Um pedido comercial aprovado pode ser assinado pelo gerente ou pelo vendedor.
Todas estas assinaturas são feitas através da montagem de uma estrutura completa das informações em XML.
Em seguida, esta estrutura é assinada a partir dos certificados eletrônicos associados às senhas dos usuários. O certificado pode ou não pedir a sua senha no momento da assinatura, este comportamento depende do tipo de certificado que o usuário utiliza.
Entretanto, o AICS irá pedir a senha de login do sistema novamente a cada assinatura. Este requisito de operação atende a padrões internacionais de segurança da informação.
Além disso, caso um dado assinado seja editado, a ligação da assinatura se perde, isto é, as assinaturas ficam inválidas a partir daquele momento. Um dados assinado só poderá ser editado se o usuário tiver direito Gerencial e confirmar que aceita a perda das assinaturas no processo de edição.
Um mesmo dado pode ser assinado várias vezes, um controle de série de assinaturas foi incluído no processo nativo do AICS. Este recurso permite que adicione-se seguidas confirmações e que assinaturas adicionais não impactem em assinaturas anteriores.
Desta forma, este processo de assinatura eletrônica satisfaz até mesmo o conceito de documento assinado por múltiplos interessados.
Do ponto de vista do gerente de regras de negócios, ele poderá "assinar" quaisquer dados por suas regras, para isso, tem a seguinte função publicada:
Function DataSetSign(Tabela,Motivo:string):String A tabela é o cursor que contém o dado principal que deve ser assinado. Os dados correlacionados serão obtidos automaticamente conforme sua associação criada na tabela DEFRELAC, a partir da nova coluna EMASSINA.
A aplicação de assinaturas é ativada tabela a tabela pelo Centro de Informações, aba avançado, opção "Conteúdo assinado digitalmente".
Dado o caráter altamente técnico desta nota, pedimos que os interessados entrem em contato diretamente com o suporte para maiores informações.

Processo de atualização via shop.aics alterado

01/05/2012 em GERAL

Dentre as novas opções de atualização automática, existe a instalação automática da versão disponível no site shop.aics. Entretanto, a atualização das versões do site pode não ser na mesma frequência da feita internamente.
Isto é, pode ocorrer de uma estação precisar de uma atualização e a versão do site já tiver sido alterada, mesmo que apenas a revisão.
Portanto, utilizando esta opção de atualização, o AICS não mais proibirá que usuários normais utilizem versões mais novas que a atualmente instalada. Isto pode causar um desconforto em algumas situações, porém, é o comportamento mais indicado para este tipo de atualização.

Recurso de repositório de filtros

11/12/2011 em GERAL

Os filtros do BF AICS são do tipo E, isto é, quanto mais se filtra, menor o conjunto de dados. Alguns filtros apresentam opções do tipo OU, por exemplo, caixas financeiros, classificações etc.
Alguns casos não apresentam a opção OU, mas eram casos raríssimos e que bastaria emitir mais de um relatório para compor o resultado final.
Nesta atualização do sistema, criamos um recurso de repositório de filtros semelhante a uma calculadora.
Na opção M+ o filtro indicado é adicionado ao repositório. MC limpa os filtros e permite começar novamente. MR recupera os conjuntos adicionados e emite os relatórios para todos os conjuntos ao mesmo tempo.
Esta nova opção vale para todos os módulos do sistema, é um novo recurso nativo. Encontra-se no botão Armazenar no menu de impressão.

Novo recurso de voltar e avançar nos dados acessados

11/12/2011 em GERAL

Imagine a situação de uma pesquisa na qual você acessa alguns documentos fiscais, depois alguns movimentos financeiros, checa alguns materiais e não existe um critério bem definido para esta consulta.
Pode ser que, em um certo momento, o caminho e os dados visitados se percam em sua memória. Seria o mesmo problema se não existisse o retornar em navegadores de páginas internet, fazendo uma analogia, é exatamente o mesmo recurso que foi implementado no Aics, em todo o sistema e para todas as telas.
Com este recurso, você poderá voltar e avançar nos dados visitados de cada tela sem a necessidade de repesquisar ou anotar separadamente. O ganho para o usuário é muito grande e está dsponível na versão 2012 do BF AICS.

Vários modos de atualizar as estações do AICS

11/12/2011 em GERAL

Quando o Supervisor do sistema decidir que uma nova versão deve ser utilizada pela empresa, agora ele pode escolher outros modos de atualizar as estações automaticamente.
Na configuração geral do sistema, aba Opções, pode-se selecionar:
1. Atualizador do BF AICS via rede local Esta é a opção padrão e a atualmente em uso, que faz a cópia de um local da rede através do software de atualização Aicsupdate.
2. Download do site oficial shop.aics.com.br Ativando esta opção, as estações irão baixar e copiar a versão do repositório da Byte Factory, use-a quando os usuários forem muito ativos e acessarem o sistema frequentemente.
3. Download da raiz do Servidor de Imagens Usando a mesma metodologia, você poderá armazenar a sua versão oficial no mesmo site que fornece a gestão do servidor de imagens, bastando colocar a sua versão, compactada em formato ZIP, na raiz do site.
4. Download do servidor de NF Eletrônica Mesmo funcionamento da opção anterior, mas aponta o site da NFe geral indicada na configuração geral (não a especificada em cada local, que é a indicada atualmente).
Com estas novas opções, espera-se simplificar ainda mais a gestão de novas atualizações do sistema e facilitar os usuários cujos bancos de dados estejam em datacenter e os acessos sejam de quaisquer locais nem sempre fixos geograficamente.

Informações de desfazer com compactação alta

11/12/2011 em GERAL

Devido ao novo recurso de permitir não mais apagar os dados da opção desfazer (visando fornecer auditoria plena das informções do sistema), esta tabela pode alcançar tamanhos maiores até mesmo que todo o banco de dados! Como ela possui registro de alterações de conteúdo, um mesmo registro de uma determinada tabela pode ser citado várias vezes, a cada modificação. Isto gera um volume de dados que, com a nova opção, passou a ser muito grande em alguns usos do sistema.
Para garantir uma longevidade maior aos dados do log, nesta atualização do sistema, o conteúdo passa a ser gravado com alta compactação. O ganho chega a mais de 60%, em média. Os conteúdos anteriores poderão ser compactados através de uma opção de atualização disponível no menu Utilitários do Explorer do AICS.
Atenção! Iñformações de auditoria/desfazer de versões recentes não serão lidas em versões anteriores do AICS, sendo o inverso, entretanto, possível.

Possibilidade de separar regra de substituição de locais de encomendas e reservas

08/12/2011 em GERAL

Esta nota é focada a usuários que tenham mais do que uma empresa configurada ao mesmo tempo no BF AICS.
Ainda, que tenham regras de substituição de locais por informação.
Alguns exemplos de substituição de locais:
* Um determinado local de controle de vendas deve faturar seus pedidos no outro local * Os movimentos de estoque de um certo local devem baixar os saldos sempre do local "Almoxarifado"
* Os movimentos financeiros de um determinado local devem sempre ser integrados no financeiro "matriz"
Nesta atualização do sistema, permitimos separar as regras de substituição de Reservas e Encomendas.
Baseando-se no princípio das separações por tabela, a configuração de substituição da tabela ESTENCOM irá mover reservas e encomendas de - para um outro local. Quando as regras entre reservas e encomendas necessitarem ser diferentes, ao invés de definir regras para ESTENCOM, defina agora para as tabelas virtuais RESERVAS e ENCOMENDAS.
Para aplicar esta nova regra, basta trocar o nome da tabela na tabela de substituição NETSUBST e reiniciar as estações de trabalho.

Adicionando seus ícones à barra de botões

08/12/2011 em GERAL

O AICS já permitia adicionar novos ícones visando personalizar o Explorer do sistema. Nesta atualização, expandimos este recurso para permitir adicionar mais imagens à barra de botões.
Esta barra fica imediatamente abaixo dos grandes botões de navegação e controle. Ela pode ser nativa e expandida por suas regras ou mesmo pode ser completamente definida por suas regras.
Para expandi-la, abra qualquer tela do sistema com login com direito de SUPERVISOR, clique com o botão direito do mouse e selecione Adicionar.
Escolha a imagem que irá ser inserida ao final das imagens nativas do sistema. Estas imagens são gravadas na tabela ICONES, por sinal, ela deverá ser atualizada para este recurso funcionar.
Uma vez imagens adicionadas, elas poderão ser associadas aos seus eventos normalmente pela edição da tabela EVENTOSUSU, mesmo a troca de imagens é possível.

Envio de Twiiter pelo AICS

08/12/2011 em GERAL

O Twitter pode ser considerado um modo de divulgar informações com pré-consentimento, isto é, a decisão de seguir ou não uma conta é de cada pessoa. Esta característica é muito interessante porque melhora a qualidade da distribuição da informação aos que, realmente, tenham algum interesse.
E a BF desenvolve o AICS como a mais poderosa e versátil Ferramentas de Informação da atualidade. Nesta atualização, criamos todos os recursos para envio de mensagens via Twitter. Com um diferencial, apenas uma conta do Twitter será associada a cada cliente. Isto é, para evitar que o Aics fosse utilizado abusivamente como uma ferramenta de comunicação pessoal, cada empresa usuária do sistema terá uma única associação ao Twitter. Por exemplo, a BF criou e associou a conta bfaics do Twitter ao nosso AICS interno, portanto, estas novidades estão sendo enviadas automaticamente, via regras internas da BF, ao Twitter.
Para ativar o recurso, acesse o menu Configurações do Explorer do AICS, opção Twitter. Nesta tela, você deverá registrar as chaves que habilitam a comunicação e envio de mensagens da sua empresa. As informações para configuração estão na própria tela e são até mesmo muito divulgadas pela Internet.
Após configurado, você deverá aplicar este recurso à sua regra de negócios local, por script. Não abrimos, por enquanto, envio de mensagens via Twitter por nenhuma interface do AICS. Inclusive, bastará uma pequena tela com uma mensagem para criar este recurso, caso seja necessário em seu caso.
Pois bem, a função para envio de mensagens via Twitter ficou com a seguinte sintaxe:
function SendTwitter(TEXTO:string):boolean Portanto, um exemplo de execução seria:
SendTwitter( InputBox('Mensagem via Twitter','Mensagem = ',''));
Neste exemplo, uma caixa de entrada de textos será requerida e a mensagem será enviada imediatamente.
Algumas restrições existem, é claro. O serviço de envio é do Twitter e o AICS opera como um encaminhador.
Pode ocorrer, com excesso de mensagens, do serviço ser interrompido temporariamente e, infelizmente, o Twitter pode nem informar ao AICS que a mensagem não foi enviada. Isto pode ocorrer num envio de, por exemplo, dezenas de mensagens por hora (caso muito improvável na prática). Ainda, existe o limite de 140 caracteres que é intrínseco ao serviço de mensagens do Twitter e o AICS não aceita mensagens acima deste comprimento.
Links podem ser inseridos nas mensagens, sobre isso, existe o novo recurso de links curtos que foi implementado no ServAICS, leia mais sobre isso em nota anterior.
Acesse a página do Twitter do AICS para verificar um exemplo prático e automático do uso deste novo recurso: twitter.com/bfaics.

Leia, por favor

Nosso website utiliza cookies para facilitar a navegação. Ao continuar o acesso, você aceita essa política automaticamente.