POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Como não usar o proxy

03/12/2009 em Geral

O AICS utiliza alguns recursos do servidor corporativo da BF de forma transparente. Dentre os recursos que ele pode utilizar destacamos: carregamento de CEP automático, cadastramento automático de empresas pelo CNPJ ou CPF e envio de dúvidas pelo botão "Info" de todas as telas do sistema.
O AICS acessa o site shop.aics.com.br para obter todas estas informações e, para este acesso, utiliza a configuração feita na aba conexões das Configuração de Internet. Entretanto, o acesso via proxy pode não ser o modo mais funcional (os servidores proxy podem ser muito diferentes). Em função disso, mesmo com a opção de proxy existente na aba conexões, adicionamos uma opção que permite que cada estação ignore o proxy e faça (ou tente) acesso direto ao shop.aics.com.br. Esta opção foi adicionada em Minhas Opções no menu Propriedades do Explorer do AICS.
E, repetindo, vale por estação. Logo, além de ser necessário ligar esta opção em todas as estações, isso permite que estações em um ou em outro ambiente sejam configuradas de forma distinta. Como os acessos externos atuais do AICS são muito poderosos, a diversidade de aplicações e conexões passou a ser um lugar comum aos usuários finais.

Cálculo de Juros e Parcelas

05/12/2009 em Geral

Causa uma certa dificuldade o cálculo de juros em parcelamentos quando o objetivo é permitir todas as liberdades que o módulo Comercial propicia.
Por exemplo, pode-se especificar prazos separados por / e percentuais para cada um deles. Isso pode dificultar o cálculo de parcelamentos quando deseja-se embutir juros "mensais" aos valores.
De acordo com a distribuição das parcelas, os juros mensais teriam que ser recalculados para o prazo em dias, calculado um resíduo em função do percentual do valor principal ... enfim, acaba não sendo um cálculo muito simples. Para facilitar as suas regras de negócio, a Byte Factory criou e publicou uma função com a seguinte sintaxe:
Function CalculateParcel(QParcela:integer; Valor:double; Parcs, Porcs:String;
Pripag, DataBase:TDateTime;TaxaMes:double):double Sendo as entradas:
- QParcela : número da parcela desejada ou 0 para recuperar o montante - Valor : valor principal - Parcs : expressão das parcelas no formato, e.g., 010/030/...
- Porcs : expressão dos percentuais no formato, e.g., 030/040/030/...
- Pripag : data do primeiro pagamento - DataBase : data de referência, pode ser a data de entrega dos produtos - TaxaMes : taxa de juros mensais para se efetivar o cálculo Esperamos que esta função facilite as regras em cada aplicação do AICS e padronize um pouco o cálculo dos juros e parcelamentos.

Escondendo as imagens da barra de navegação

05/12/2009 em Geral

A barra de navegação do BF AICS não é, por projeto, pequena.
A idéia é evitar erros e deixar claro a operação sendo realizada.
No menu arquivo de todas as telas, existe a opção que pode esconder esta Barra de Botões. Entretanto, este recurso se mostrou subutilizado na prática.
Quando o usuário precisava de mais informação, acabava alterando a resolução do monitor. Nesta atualização do sistema, este menu se manteve com o mesmo nome, porém, não mais esconde simplesmente a barra. A barra continua, bem menor, e ainda com os textos originais. Isto é, plenamente funcional! Ainda, adicionamos o atalho Ctrl+Alt+M para esconder e exibir as imagens da barra (esse atalho está aparecendo no menu arquivo normalmente).

Desfazer dos itens

06/12/2009 em Geral

Um recurso muito útil do BF AICS é o seu registro dos dados evoluídos e alterados. Este registro permite saber a evolução das informações conforme as operações vão sendo efetuadas.
Entretanto, desde o princípio, este recurso de "log de conteúdo" com possibilidade de "desfazer", foi criado apenas para os dados principais.
Por exemplo, um pedido comercial, se apagado, apenas o cabeçalho poderia ser recuperado sem o uso de um backup. A justificativa para isso estava baseada em economia de recursos.
Este problema praticamente não existe na atualidade. Portanto, nas versões mais recentes do AICS, ao apagar dados com itens, os itens também serão armazenadas e poderão ser recuperados. Deve-se deixar claro que os dados processados durante o apagamento que foram eliminados pelo sistema e por rotinas do usuário, não serão recuperados. Esta função continua sendo válida para auditoria e para auxiliar na recuperação de informações localizadas.

Login (entrada) otimizada

06/12/2009 em Geral

Esta atualização implementa um ganho de performance considerável na entrada do Sistema. O usuário poderá notar pelo tempo de carga do Explorer após a sua identificação.
O AICS já passou por incrementos de performance extremamente relevantes. Dentre os mais recentes, podemos citar o cache de direitos (que pode ser ativado na configuração geral). Ainda, o sistema possui otimização de definição de estruturas, rotinas e telas de pesquisa, além de considerar abertura simultânea de módulos idênticos.
Tudo sempre com o objetivo de tornar a execução do sistema a mais agradável e rápida possível pela tecnologia atual.
A linha de desenvolvimento do AICS utiliza, sempre que pertinente, novas tecnologias. Entretanto, o objetivo não é simplesmente aumentar o tamanho do sistema e sua aparência em detrimento da funcionalidade (essa é a regra comum em todos os softwares atuais, mesmo indo contra a produtividade e objetividade que deveriam ser os focos dos sistemas operados por empresas); muito pelo contrário, o objetivo é aumentar as funcionalidades, se possível sem aumento do sistema, e sempre visar a melhoria da performance e minimizar a utilização de recursos do sistema computacional.
Com esta nova otimização, válida para todas as versões do AICS (padrão, T e X) e mesmo para o ServAICS (que irá melhorar o processamento do AICS padrão pela interface Web), a BF dá mais um passo em direção da Excelência em Performace!

Código de barras com giro automático

06/12/2009 em Geral

Um recurso realmente genérico do BF AICS é a possibilidade de aplicar códigos de barras em quaisquer relatórios. Isso pode ser feito nos relatórios pré-montados ou, por scripts, em quaisquer relatórios internos ou elaborados pelo usuários.
Quando o código de barra é feito por script, relembrando, a sintaxe para geração é:
Procedure PaintBarCode(Elemento,Mensagem:string;Tipo,Largura,Altura,Aspecto:integer)
Onde o Elemento é o nome do objeto de imagem criado pelo usuário no Editor de relatórios. Nesta atualização do AICS, a rotina que gera o código de barras agora está mais "esperta". Se o usuário editou a imagem do código de barras e o colocou, por exemplo, verticalmente num canto do relatório, o AICS irá girar automaticamente a imagem. Isto é, bastará criar layouts do relatório com imagens horizontais e verticais que, sem nenhuma alteração em rotinas, a imagem será automaticamente rotacionada.

Envio de relatórios por email direto

09/12/2009 em Geral

O envio de relatórios por email poderia (e ainda pode) ser feito exportando num formato desejado e, em seguida, aceitando a pergunta se deseja enviar por email.
Entretanto, a exportação em PDF acaba sendo o processo mais comum e, por isso, criamos um atalho em todos os relatórios que:
1. Exporta o arquivo numa pasta temporária em PDF 2. Abre a mensagem para enviar já com o arquivo anexado 3. Envia a mensagem 4. Apaga o arquivo temporário O processo fica mais simples, rápido e transparente.

Nova grade facilita a operação e deixa visual mais agradável

09/12/2009 em Geral

Um dos objetos mais utilizados no AICS é a grade de informações (muito conhecida como "grid"). Estes objetos aparecem na listagem de pesquisas, análises, inserção de dados etc.
Nessa atualização do AICS, uma nova grade foi desenvolvida com os seguintes principais ganhos:
1. As opções lógicas aparecem com um checkmark e não com Sim e Não 2. Enter dentro da grade também avança na sequência das colunas 3. Quando a grade oferecer a opção de múltipla seleção, o usuário poderá fazê-lo a partir de um checkmark para cada linha (ainda terá que mandar a tecla Ctrl pressionada para isso, como padrão)
4. Adição de um menu facilitando operações com os dados Todas as criações feitas pelo centro de informações receberão a novidade sem nenhuma alteração.

Integração de PDFs diretamente no AICS

09/12/2009 em Geral

Este novo recurso tem o objetivo de permitir visualizar PDFs sem nenhuma ferramenta adicional, nem mesmo o Adobe Acrobat Viewer.
O novo visualizador de PDFs está disponível em:
- Explorer do AICS, menu Arquivo -> utilitários - Visualizar PDFs - No Correio Eletrônico, automaticamente ao pedir para visualizar anexos em PDF - Por script, publicada uma nova função com a sintaxe:
function LoadPDF(Filename:String;EraseFile:boolean):boolean Onde, - Filename: Nome do arquivo em formato PDF - EraseFile: indica se o arquivo deve ser apagado após ser utilizado, USE COM ATENÇÃO!

Sobre login automático

09/12/2009 em Geral

Recentemente, alteramos o login do AICS para, sem necessitar clicar no botão "Aceita", já fechar a tela de login e acionar o sistema. Entretanto, este recurso facilitador gerou a impossibilidade do próprio usuário alterar sua senha. O supervisor é que está sendo acionado para isso.
Para manter este facilitador e ainda permitir alterar a senha, a tela de login, acionada pelo menu Arquivo do explorer do AICS, não mais fará login automático e permitirá a troca de senha.
Portanto, para trocar sua senha, siga o procedimento: Entre normalmente no sistema, acesse o menu Arquivo do Explorer do AICS, opção Operador, entre com seu login e senha e clique no botão "menos". Insira sua nova senha e aceite a entrada no sistema já com a senha trocada.