POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Opção de multi-janela reativada

01/11/2008 em Geral

No Explorer do AICS, menu Propriedades, Minhas opções, existe a opção para o Windows Vista. Recentemente, liberamos uma versão do AICS na qual este controle havia sido deixado como padrão.
Alguns usuários não conheciam este recurso e acharam super interessante, outros conheciam e deixavam desligado. Isto é, para agradar a todos e manter a melhor forma de uso para o seu caso, esta opção passa a ser válida novamente e, com uma grande melhoria, válida até para objetos tipo formulário criados mesmo pelos usuários. Todos ficarão com a lista de janelas disponível.
Outra melhoria que se mantém com esta opção ativada é a possibilidade de minimizar o próprio Explorer sem minimizar todas as telas. Este recurso é válido para Windows XP também.

Filtros do usuário padronizados em nova posição

04/11/2008 em Geral

O AICS permite que o usuário atribua qualquer sistema de filtros a qualquer layout de relatório. Esta facilidade gerou a necessidade das memórias de relatórios, que são nomes de soluções que o usuário define e grava para ser utilizado quando desejar e com grande facilidade.
Este campo era uma lista que aceita digitação ou seleção. Normalmente, esta lista fica no campo superior direito da tela de filtros, porém, nem sempre ocorre isso.
Isto é, este campo não estava padronizado perfeitamente. Em função desta imperfeição, eliminamos esta lista dinâmica e a trocamos por um conjunto botão/menu SEMPRE ao lado direito da lista de nomes de relatórios. Todas as telas do sistema já foram atualizadas automaticamente.
Todos os filtros anterirores funcionam normalmente com este novo recurso.

Mensagem padrão de envio pode ser configurada

04/11/2008 em Geral

Um dos recursos mais interessantes no AICS é o envio de mensagens pelo próprio sistema. Este recurso está presente de forma manual pelo menu Arquivo do BF AICS Explorer ou, por exemplo, pela exportação de arquivos, como nos relatórios.
Para relembrar como enviar relatórios por email:
Quando está configurado que o usuário logado aceita inserir na tabela MAILLOG, o procedimento é:
- Exportar o relatório pelo botão de gravar (escolha o formato mais adequado)
- Com o direito acima ativado, responder sim para a pergunta: "Deseja enviar os dados por e-mail?"
- Na tela que se abre, a mensagem agora pode ser personalizada e o arquivo exportado já vem anexado. Nada restringe a edição desta mensagem no momento do envio, entretanto.
O que mudou, basicamente, é que a mensagem padrão pode ser indicada na configuração geral. Acesse a Configuração Geral, aba Vendas/Avançado, E-mail e indique a mensagem desejada. Se a mensagem não for personalizada, a padrão do sistema será mantida. Com esta personalização, você poderá definir informações fixas mais facilmente, como telefone, endereço, ou mesmo, suas promoções.

Unificação do processamento de HTMs por tags

04/11/2008 em Geral

Uma das rotinas mais interessantes dos serviços do AICS é a "ProcessaTags". Seu principal objetivo é apresentação de informações sob um gabarito. Em 99% dos casos, este gabarito é um HTML, mas não há restrição para isso. Já aplicamos esta função com gabaritos XML, TXT, RTF ou PDF.
Os tags podem ser dinamicamente processados com a função "callback"
TagsGerais. Nesta atualização do serviço do AICS, esta função agora pode ser utilizada:
- Pelo próprio AICS em qualquer rotina - Pelo servidor Web do AICS em qualquer rotina - Pelas rotinas automáticas do lado do servidor (Novo!)
As rotinas automáticas são serviços independentes que podem executar processamentos quaisquer, tais como, importações, envio de mensagens, análises de workflow, varredura de sites web (como um buscador), dentre outras possibilidades.

Novo Evento Duplo Clique nas Colunas em Grid

04/11/2008 em Geral

A Lista de evento do AICS foi expandida, e adicionada a opção "Duplo Clique" nos eventos das colunas, este evento permitirá associar rotinas a cada coluna de um grid no seu duplo click.

Editor de RTF dispara o gravar

06/11/2008 em Geral

Um dos tipos de colunas que os usuários tem disponível no Centro de Informações é o tipo texto formatado como RTF. Dentro do AICS, o usuário póde até chamar um editor que atua diretamente sobre o campo. O botão gravar deste editor apenas transferia o texto ao objeto, porém, sem enviá-lo ao banco de dados.
Quando o gravar for agora clicado (o gravar do editor, deve-se ficar bem claro), o objeto será gravado se as pendências de gravação não existirem e, em seguida, colocado para edição novamente.
Existe o atalho Ctrl+S no Editor de textos que permanece válido.

Atenção a nova estrutura de caches!

06/12/2008 em Geral

O ServAICS mais recente está com uma nova estrutura de objetos atendedores. Eles agora funcionam como se fossem atendentes sempre disponíveis. Para explicar a idéia deste novo recurso, vamos pensar num restaurante que não tenha garçons.
Quando entra um novo cliente, o restaurante contrata um novo garçom, guarde o seu endereço para contactá-lo no futuro, o cliente é atendido e o garçom "demitido". É mais ou menos assim que os serviços funcionam.
O que o ServAICS agora faz é, após contratar o garçom e atribuí-lo a uma atividade, ele fica sempre pronto para atender o mesmo cliente ou outros que queiram pedidos semelhantes. Quando precisar de mais garçons, o ServAICS contrata e mantém todos disponíveis.
Na prática, isso deixa o serviço Web muito mais rápido e com muito menos processamento. Este tipo de ganho somente é sentido quando ocorrem dezenas de milhares de solicitações.
Entretanto, como os "garçons" não são mais "demitidos", eles sabem o histórico de atendimento. Explicando melhor, as variáveis globais utilizadas nos processos após cada requisição, não são mais perdidas.
Isto permite que se criem serviços que façam uso deste novo recurso, sem precisar de cookies ou gravar em banco de dados e, MUITO IMPORTANTE, pode requerer que algumas rotinas sejam revistas, pois agora elas poderão precisar que suas variáveis sejam limpas a cada requisição, para casos como incrementadores, flags etc.

Memória das posições das janelas

07/12/2008 em Geral

O BF AICS é um sistema que permite abrir N janelas, inclusive janelas de módulos iguais. Por exemplo, pode-se abrir vários Financeiros em diversos locais, diversos Controles de Materiais etc.
Uma vez as janelas fechadas, as próximas aberturas serão feitas na posição original. Este recurso é um tanto útil até mesmo pelo interessante recurso de criação automática de telas. A resolução de cada estação é dinâmica e tratar "posições das janelas" para todo o sistema em todas as estações seria praticamente inviável.
Entretanto, numa única estação, para um dado operador, memorizar as posições das janelas deixadas após o último fechamento pode ser bastante útil. Particularmente quando o operador abre diversos módulos de diversos locais e os posiciona para visualização simultânea. Ou, ainda, quando o operador posiciona diversos módulos do sistema de tal forma a definir um ambiente mais produtivo de navegação.
Para permitir este último ganho, a versão mais recente do AICS, por estação e por operador, irá memorizar as posições e recolocar as janelas no mesmo modo que estavam do seu último fechamento. Este recurso será válido mesmo se o sistema for fechado e aberto em outro momento.

Nova interface de acesso direto

07/12/2008 em Geral

O AICS opera plenamente sobre servidores de dados SQL. Além disso, permite boas escolhas aos usuários do sistema dentre os servidores: SQL Server, Oracle, SAPdb/Maxdb, PostgresSQL e DB2. Para viabilizar este conjunto de opções, basicamente, duas versões estavam disponíveis: Aics compatível com ADO e AicsX compatível com DBExpress. Este último muito interessante por transferir dinamicamente os dados, isto é, quando um cliente solicita um resultado que tenha muitas linhas, estas são carregadas conforme sejam utilizadas.
Dentre estes bancos, o Oracle era acessado pela interface ADO com perfeita estabilidade. Atualmente, com as novas versões deste banco, estes clientes Oracle não mais oferecem a antiga estabilidade (nenhum consegue satisfazer 100% dos recursos técnicos nestas interfaces). Logo, este problema exigiu a criação de mais uma versão do Aics, denominada AicsT, que faz acesso direto, sem estas diversas interfaces, ao cliente do banco de dados OU ao próprio servidor de dados. Tanto é poderosa esta nova interface que ela permite acesso a TODOS os bancos de dados. Tendo como exceção de indicação, o próprio SQL Server que é nativo ADO e nesta interface é a que melhor se adapta.
Portanto, o novo AicsT permite acesso aos servidores acima indicados, com transferência dinâmica de dados (exceto no SQL Server), ocupação de banda ainda menor que o AicsX e velocidade equivalente ou melhor que as interfaces anteriores.

Cores para diferenciar as versões

07/12/2008 em Geral

Com a nova interface direta de acesso aos SQLs, podem ocorrer dúvidas quanto a melhor versão para o servidor de dados em uso.
Portanto, na versão mais recente do AICS, criamos uma mensagem que, em função do servidor alvo e do tipo de interface de dados do AICS, emite ou não um alerta ao operador.
Ainda, na tela de abertura, na especificação do tipo de AICS, indicamos as seguintes cores do texto:
- Azul: Versão baseada na interface ADO - Verde: Versão baseada na interface DBExpress - Vermelho: Versão com acesso direto aos servidores Ainda, padronizamos, respectivamente, os nomes Aics, AicsX e AicsT para os EXEs. Seguindo este padrão de cores, as recomendações aos tipos de servidores de dados são:
- Azul: SQL Server - Verde: SAP/Maxdb, PostgreSQL e DB2 - Vermelho: Oracle (além de ser operacional aos demais bancos)
Com estas melhorias, a BF acredita que os clientes tenham a maior flexibilidade e na maior performance possível para o servidor de dados escolhido e homologado para seu uso interno e externo.