POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Opção de desconto financeiro em entradas simultâneas

03/10/2023 em MATERIAIS

Esse recurso foi criado para ajustes de custos em materiais quando feitas utilizando "entradas". Apenas movimentos de entrada alteram os valores dos itens. Imagine que você tenha uma planilha externa com itens, quantidades e valores e queira incluir esses dados num local aplicando algum desconto/incremento geral. Os objetivos podem ser vários, pois os locais podem ser até mesmo para fins de ensaios e simulações de custos.
A operação é bem simples, ao lado do check de Financeiro, informe o percentual do desconto. Se for negativo, funcionará como incremento (em simulações de custos maiores, por exemplo). Cada item lançado não mostrará o valor final linha a linha, apenas no processamento final. Mas, o total geral mostrará o valor final e poderá ser ajustado para suprir a simulação desejada.
Basta atualizar o Aics para poder suar mais essa ferramenta.

Novas ferramentas para análise de Estoque mínimo

23/06/2023 em MATERIAIS

Adicionamos algumas novas opções ao módulo de Materiais. Os níveis mínimos de estoque foram atualizados com a opção de contagens mínimas de movimentos. Isso significa que, se um material não tiver sido movimentado o número especificado de vezes dentro do período de tempo, ele não será mais recalculado. Além disso, incluímos um recurso de exportação no plano de atualização de mínimos para permitir o ajuste fino antes de aplicar os valores. Com esta atualização, você poderá facilmente analisar e ajustar os níveis mínimos de estoque conforme necessário. Os recursos informados já estão disponíveis. Basta atualizar seu AICS para aproveitar essas novas opções.

Nova opção de otimização na Integração de Materiais

02/09/2022 em MATERIAIS

Essa nota trata da análise de necessidades de compras ou produções em função de demandas alocadas.
O acesso a essa tela é feito por Materiais, menu Arquivo, opção Integração de Materiais.
O que mudou na integração? Basicamente, adicionamos a previsão das explosões das OPs, isto é, quando lançar uma OP, o Aics simulará a sua alocação e indicará quais materiais serão consumidos.
Além disso, nas opções de Operações, incluímos a nova "Otimizar". Essa opção atuará em todo o seu filtro.
Indique um local para lançar as previsões, clique na setinha apontando para baixo e, ao lado dela, o número de interações desejado.
Como funciona? Operacionalmente, é relativamente simples. Após definir o que será analisado (pode usar o filtro para isso e as datas de análise desejadas), indique que deseja Otimizar, indique o local e as interações. O Aics analisará todos os itens com saldos negativos, isto é, itens nos quais ocorre saldos negativos futuros.
A cada caso, irá sugerir efetuar uma compra dentro do prazo de entrega ou abrir uma OP para a data anterior ao problema. Entretanto, quando isso ocorre, a rotina criará outras necessidades, por exemplo, de itens para produzir as OPs. Esses itens podem requerer outros itens ou compras e assim por diante.
Em função disso, existe o nr de interações ao lado da seta, que irá executar essa análise diversas vezes até que todo o cenário esteja "resolvido".
Ao final, poderá analisar todas as soluções que foram dadas e checar se alguma ação crítica deva ser tomada.
Atualmente, é possível "aplicar a solução", o Aics irá abrir dezenas de OPs e abrir dezenas de processos de compras. Porém, devido a essa análise tão detalhada, sugerimos usar essa nova metodologia para estudo da capacidade e atendimento dos prazos previstos.
Basta atualizar o Aics.

Nova política mais abrangente de baixa de lotes em vendas

14/07/2022 em MATERIAIS

Essa nota trata a situação em que determinados lotes são informados e uma nova política de baixa foi feita. Caso não utilize lotes em sua regra local, pode desprezar totalmente essa nova informação.
Por exemplo, no momento das vendas, a etiqueta de identificação utilizada pode ser a de lotes. Quando essa leitura é feita, o produto é identificado pela conexão com o material e o lote específico fica registrado na própria venda, isto é, permite um rastreio para quais destinos determinados lotes dos produtos foram enviados.
Nesse cenário, um complicador adicional é que o lote da etiqueta pode não ser do mesmo local da venda. Nesse caso, o Aics já fazia a conversão do lote original para o lote no local da venda.
Mesmo assim, esse recurso poderia não ser ainda suficiente quando um determinado lote original fosse lido e representasse mais de um lote no local de venda. De forma aleatória, a identificação poderia gerar uma baixa num lote local que não fosse o mais correto. Na soma final, o saldo estará correto, porém, poderia ocorrer de um determinado lote ficar com saldo "-1" e outro com saldo "1" devido a essa aleatoriedade.
Nessa atualização, a rotina de baixa fará uma nova análise dos saldos indicados usando o lote original como identificação de mesma origem. Dando preferência aos lotes com saldo, espera-se que essa nova baixa não mais gere o cenário acima descrito.
Basta atualizar o Aics.

Visibilidade de preços no Kardex

23/06/2022 em MATERIAIS

Em materiais, o quadro de custos somente aparece se houver o direito de Editar na tabela Compcot (nenhum outro direito é necessário para essa visualização).
Nessa atualização, na aba Kardex, as colunas de valores passam a seguir a mesma regra. Isto é, se o quadro de preços estiver invisível, apenas as quantidades serão visíveis na grade do Kardex.
Basta atualizar o Aics.

Inventários no passado

14/02/2022 em MATERIAIS

Em materiais, lançamentos simultâneos, é aonde fazemos saídas, entradas, transferências e inventários de diversos materiais ao mesmo tempo.
Nessa atualização do Aics, no caso de inventários, será possível inserir saldos no passado com ajustes dos movimentos futuros.
Por exemplo, você faz uma contagem numa determinada data, porém, a empresa não parou após esse levantamento. Quando as análises são finalizadas, a data do saldo nessa tela irá indicar a posição do valor inserido no kardex de cada item.
O saldo será o último valor do referido dia e, a partir dele, os demais movimentos serão ajustados.
Para evitar inconsistências, se houver algum saldo que viole saldos válidos futuros, a movimentação não será aceita.
Logo, IMPORTANTE, não esqueça de informar a data do saldo correta, a data padrão é a data do dia.
Basta atualizar o Aics.

Local de responsabilidade do material

28/01/2022 em MATERIAIS

Conceitualmente, um material não possui local.
Por exemplo, para um tipo de refrigerante, não importa aonde ele esteja armazenado. Ainda, poderíamos somar os saldos de diversos locais para saber a quantidade total do mesmo tipo de refrigerante.
Entretanto, pode ser que um material tenha um local de responsabilidade, para fins de gestão ou produção, mesmo que ele possa ser armazenado/consumido em diversos outros locais.
Para esse controle, em materiais, na aba Equiv/ABC/Custo, incluímos a possibilidade de selecionar o local responsável.
É um campo meramente cadastral que pode ser usado em suas regras locais livremente.
Ainda, foi inserido um filtro dessa campo nos relatórios para facilitar sua aplicação.
Basta atualizar o Aics.

Simulador de custos de aquisição

24/09/2021 em MATERIAIS

No Brasil, a questão de aproveitamento de impostos não é um cálculo trivial. Além das questões estaduais, depende dos regimes tributários do fornecedor e do comprador.
Com o objetivo de uma análise prévia dessas questões, foi feita uma nova ferramenta que engloba todos esses parâmetros e permite criar consultas livres nos módulos que julgar interessante. Por exemplo, em produtos de venda ou mesmo em compras.
Para que a ferramenta funcione, será preciso alimentar as informações dos fornecedores nos materiais, sendo que, para tal finalidade, adicionamos a informação do IVA que cada fornecedor informa (visando cálculo de ICMS Substituição). O ICMS e IPI dessas informações são as alíquotas que estarão presentes quando a NF do fornecedor for emitida.
O regime tributário do fornecedor está em seu próprio cadastro, deverá ser revisado para que a análise tenha sucesso.
Agora, para cada local que desejar analisar, acesse o seu cadastro (clicando no ícone de cada empresa), aba Fiscal, aba Créd. Nessa aba deverá aparecer uma lista de impostos versus os regimes tributários do Brasil. Para cada caso no qual esse local tiver crédito, a informação deve ser ligada (com um clique).
Portanto, com tudo desligado, significa que a sua empresa não tem crédito de nenhum imposto.
Após essas informações preenchidas, poderemos criar vistas que mostrem os custos finais reais de cada fornecedor/produto para uma tomada de decisões mais embasada.
Basta atualizar o Aics e as tabelas detectadas.

Valor de engenharias no passado

26/10/2020 em MATERIAIS

Os relatórios de Ficha Técnica podem auxiliar no processo de formação de preços e viabilidade comercial.
Outra análise útil é a evolução do custo em função das matérias-primas. Dada uma engenharia, que pode ser antiga ou não, qual o custo dos materiais há 6 meses ou um ano atrás em relação aos custos atuais? Para ajudar a responder essa pergunta, os relatórios de Ficha Técnica passam a utilizar a data para o Saldo dos itens. Portanto, basta informar uma data do passado e emitir a Ficha desejada com a quantidade de níveis suficientes até a matéria-prima básica.

Uso de densidade de lotes em conversões

26/10/2020 em MATERIAIS

O AICS possui modelos bem completos visando conversão de unidades. Resumidamente, a partir das unidades primárias, secundárias, para produção, cadastro de relacionamentos de unidades e, ainda, internamente pelo Sistema Internacional.
Entretanto, quando um produto apresenta lotes com variações de densidade, isto é, quando a correlação entre volume e massa não são fixos no tempo, esse recurso de unidades relacionadas não satisfaz plenamente.
A partir da nova atualização, a densidade do lote ativo no momento, segundo as regras de sequenciamento, será usada para os casos de conversões entre unidades de massa e volume.
Claro que essa informação não possui relevância alguma dentro de conversões de mesma categoria.
O mesmo vale para as conversões quando a unidade origem ou destino é do tipo UI (por unidade), a informação do lote passa a ser prioritária em relação a quantidade informada na substância associada.

Leia, por favor

Nosso website utiliza cookies para facilitar a navegação. Ao continuar o acesso, você aceita essa política automaticamente.